Folha de S. Paulo


Filho do atual publisher do 'NYT' assume cargo a partir de janeiro

NYT
Arthur Gregg Sulzberger, 37, assumirá o cargo de publisher do 'NYT' a partir de janeiro
Arthur Gregg Sulzberger, 37, assumirá o cargo de publisher do 'NYT' a partir de janeiro

Arthur Gregg Sulzberger, 37, será o novo publisher do "The New York Times" a partir de 1º de janeiro, em uma troca da guarda que levará uma nova geração ao poder. Arthur Ochs Sulzberger Jr., pai de A. G. Sulzberger, anunciou na quinta-feira (14) que transferiria o posto a seu filho.

A ascensão de A. G. Sulzberger acontece pouco mais de um ano depois que ele foi apontado como publisher-assistente do jornal. O conselho da New York Times Co. aprovou a mudança em uma reunião na quinta-feira. Arthur Ochs Sulzberger Jr., 66, que continuará como presidente do conselho da New York Times Co., era publisher do jornal desde 1992.

Mais conhecido por ter comandado a equipe que produziu o "relatório de inovação" do "New York Times" em 2014, A. G. Sulzberger será o sexto membro da família Ochs-Salzberger a servir nessa função, desde que o patriarca da família, Adolph S. Ochs, adquiriu a massa falida do jornal, em 1896.

"Defendo sem reservas essa instituição e sua missão jornalística", disse A. G. Sulzberger, "e continuarei a fazê-lo como publisher".

A despeito de sua reputação como inovador, na empresa, o novo publisher disse que não pretende mudar muito as coisas no início de seu mandato.

"Não antecipo que haja uma onda de mudanças", ele disse.

Nos 25 anos que passou como publisher, Arthur Ochs Sulzberger Jr. comandou a expansão nacional do jornal e orientou a empresa nos anos de ascensão da Internet. Em 1996, ele criou a versão on-line do "New York Times". Em 2011, quando as companhias de mídia ainda não tinham certeza de qual seria a melhor estratégia para suas versões digitais, ele decidiu que o acesso ao jornal on-line seria pago.

Nos últimos anos, ele colocou em operação um plano de negócios baseado em assinaturas digitais e crescimento digital. O "New York Times", que conta com 2,5 milhões de assinantes digitais, é um dos poucos jornais com uma redação em expansão, em um período de dificuldades para o setor.

Com Arthur Ochs Sulzberger Jr. no comando, o "New York Times" não só sobreviveu aos dias iniciais, ocasionalmente problemáticos, de sua transformação digital como a uma recessão econômica que derrubou dezenas de jornais nos Estados Unidos.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: