Folha de S. Paulo


Desigualdade é maior no Brasil, mas cresce mais na China, afirma relatório

Marlene Bergamo - 28.jul.2015/Folhapress
Jovem que morava em favela no Morumbi e que hoje vive em conjunto habitacional no mesmo bairro

A concentração de renda no topo da pirâmide social é maior no Brasil do que em muitos países ricos, mas ela tem crescido mais aceleradamente na China, na Rússia e na Índia, segundo um novo relatório sobre a desigualdade no mundo que será divulgado nesta quinta-feira (13).

Produzido por um grupo de pesquisadores liderado pelo economista francês Thomas Piketty, o relatório é baseado nas conclusões de estudos realizados no Brasil e em outros países na esteira da publicação de "O Capital no Século 21", livro de Piketty que se tornou sucesso de vendas mundial há três anos.

DESIGUALDADE NO BRASIL
Veja notícias sobre o tema

O relatório, que será divulgado na abertura de uma conferência de dois dias em Paris, diz que a metade mais pobre da população mundial viu sua renda crescer de forma significativa nas últimas três décadas, mas sugere que uma elite formada por 1% dos habitantes do planeta ficou com um pedaço maior da riqueza produzida no período.

Segundo o relatório, os 50% mais pobres se apropriaram de 12% do crescimento de renda observado no mundo desde 1980, graças especialmente ao crescimento acelerado da China e da Índia. Enquanto isso, o 1% mais rico ficou com 27% do aumento da renda mundial no período, dizem os economistas.

Os cálculos do grupo de Piketty sugerem que a fatia da renda mundial apropriada pelo 1% mais rico cresceu de 16% para 22% entre 1980 e 2015, enquanto o pedaço dividido pelos 50% mais pobres aumentou de 8% para 10%.

Como a renda cresceu nos dois extremos, outro efeito desse processo foi um encolhimento da fatia apropriada pela classe média, um fenômeno que atingiu especialmente os Estados Unidos e a Europa, segundo o relatório.

O PEDAÇO DOS RICOSFatia da riqueza nacional apropriada pelos 10% mais ricos da população em 2016, em % do total

Os estudos em que se baseia o relatório recorrem a diferentes estatísticas para buscar um retrato mais completo da distribuição da renda do que o oferecido por pesquisas tradicionais, que são alimentadas por entrevistas em que as pessoas tendem a subestimar a própria renda.

Os pesquisadores do grupo de Piketty têm recorrido a dados como os do Imposto de Renda em seus estudos, mas a qualidade das informações disponíveis varia muito de país para país e isso dificulta comparações internacionais como a feita pelo relatório.

"Nossa metodologia é consistente e nos permite apresentar uma radiografia mais precisa da desigualdade", disse Lucas Chancel, colega de Piketty na Escola de Economia de Paris e no grupo responsável pelo relatório.

No caso do Brasil, o documento se baseia num estudo publicado em setembro por outro discípulo de Piketty, o irlandês Marc Morgan. O trabalho gerou controvérsia ao sugerir que a desigualdade no país é muito maior do que outras pesquisas indicam, apesar dos avanços sociais observados nos últimos anos.

Segundo os cálculos de Morgan, os 10% mais ricos no Brasil ficam com 55% da renda nacional. O grupo correspondente na Índia se apropria de fatia semelhante, mas o pedaço dos mais ricos é menor na China (41%) e na Rússia (46%), de acordo com o relatório do grupo de Piketty.

Para os autores do documento, o fato de a concentração de renda no topo ter permanecido estável no Brasil e aumentado em outras economias emergentes nos últimos anos reflete as diferenças entre as políticas adotadas pelos governos desses países.

O relatório defende a adoção de regimes tributários progressivos, que aumentem a carga de impostos sobre a renda dos ricos e heranças, além de políticas que aumentem o acesso dos mais pobres a educação de qualidade e a representação dos trabalhadores nos conselhos de administração das empresas.


Endereço da página:

Links no texto: