Folha de S. Paulo


Aeroporto de São Carlos vira internacional para fazer manutenção

Edson Silva - 12.dez.2013/Folhapress
SAO CARLOS, SP, BRASIL, 12-12-2013: Aviões em manutenção no centro de manutenções de aeronaves da TAM em São Carlos. Prefeitura de são Carlos que internacionalizar o aeroporto de São Carlos, com isso a oficina de aviões da TAM deve dobrar sua capacidade. ( Foto: Edson Silva/Folhapress) ***REGIONAIS***EXCLUSIVO***
Aviões em manutenção no centro de manutenções de aeronaves da TAM em São Carlos

Para atender a demanda de aeronaves que buscam o centro de manutenção de aviões da Latam em São Carlos (a 232 km de São Paulo), o aeroporto da cidade –que não tem voos regulares– foi transformado em internacional.

O aeroporto Mario Pereira Lopes ganhou a designação de internacional por meio da portaria 3.998, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

A permissão é por tempo indeterminado e o período de abertura ao tráfego aéreo internacional se dará em caráter eventual, a pedido, de acordo com a portaria.

O primeiro voo internacional deve chegar a São Carlos em fevereiro, proveniente do Chile, conforme Alexandre Peronti, diretor do centro de manutenção da Latam.

Hoje, para um avião ser levado para manutenção em São Carlos, é preciso que ele passe antes por um aeroporto brasileiro que seja internacional para, só depois, voar para a cidade do interior. O processo, de acordo com Peronti, pode levar até dois dias. Agora, com a permissão para que façam o trajeto sem "escala", será reduzido a meio dia.

"Pode imaginar o que são dois dias de avião indisponível para a aviação, prejudicava a competitividade do nosso negócio em São Carlos. Perdíamos alguns aviões, algumas revisões de aviões para outros países, como México e El Salvador."

A previsão dele é a de que os novos negócios atraídos com a internacionalização representem R$ 63 milhões por ano para a economia local.

Para receber aviões oriundos de outros países, será necessário agendamento prévio com a Receita Federal, a PF (Polícia Federal), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

O aeroporto de São Carlos não tem voos regulares de passageiros desde 2007, quando a então OceanAir oferecia rotas para São Paulo e Brasília.

O aeroporto tem pista de 1.720 m x 45 m, maior, por exemplo, que a pista principal do aeroporto de Congonhas, que tem 1.640 m x 45 m. O aeródromo de São Carlos dista 14 quilômetros do centro da cidade.

A autorização recebida é exclusiva para atender a demanda da Latam, pois as operações internacionais estão restritas, conforme a portaria, a "serviços aéreos privados destinados à entrada ou saída de aeronaves procedentes do exterior ou a ele destinadas, para serem submetidas à prestação de serviços de manutenção e reparo".

Não há autorização para serviços regulares de transporte de cargas ou de passageiros.

Segundo o prefeito de São Carlos, Airton Garcia (PSB), a internacionalização será importante para atrair investimentos para a economia regional e por ter sido obtida antes de outros municípios que também querem aeroporto internacional, como Ribeirão Preto.

A região Central do Estado tem concentrado empresas ligadas ao setor aéreo. Além da Latam, Gavião Peixoto abriga uma unidade da Embraer e a própria São Carlos ganhou um curso de engenharia aeronáutica oferecido pela USP (Universidade de São Paulo).


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