Folha de S. Paulo


Temer faz ofensiva nas redes sociais para pressionar deputados

Edu Andrade/Fatopress/Folhapress
Presidente Michel Temer em cerimônia de imposição de insígnias da Ordem do Mérito Médico, evento alusivo ao Dia do Médico, em Brasília
Presidente Michel Temer em cerimônia de imposição de insígnias da Ordem do Mérito Médico, em Brasília

Com dificuldades de reunir apoio na base aliada, o presidente Michel Temer fará a partir desta quarta-feira (6) uma ofensiva nas redes sociais para tentar pressionar deputados governistas a votarem a favor da reforma da Previdência.

A equipe de comunicação do peemedebista irá veicular nove propagandas, as quais a Folha teve acesso, com uma convocação aos deputados aliados: "Parlamentar, o Brasil precisa de você".

A intenção do presidente em divulgar o conteúdo foi antecipada pelo Painel. As propagandas também ressaltam que os parlamentares governistas devem votar pela proposta para salvar a "aposentadoria de todos".

A ideia do Palácio do Planalto é fazer com que grupos e entidades favoráveis às mudanças nas aposentadorias cobrem publicamente deputados indecisos ou resistentes à proposta governista.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Veja notícias sobre o tema

O Palácio do Planalto contabiliza atualmente 260 votos, número inferior aos 308 necessários para aprovar a reforma previdenciária.

Nesta quarta-feira (6), o presidente reduziu o piso e agora espera contabilizar com pelo menos 290 votos favoráveis para colocar a proposta em votação na próxima terça-feira (12).

A meta baixou em relação às últimas semanas -quando o governo estabelecia 330 votos para levar o texto ao plenário da Câmara dos Deputados- diante das dificuldades que os deputados têm apresentado em apoiar a medida.

No fim da manhã, PTB fechou questão a favor da aprovação da reforma. A decisão ocorre em meio à pressão do peemedebista e diante da perspectiva da sigla aumentar seu espaço na Esplanada dos Ministérios.

O partido comandando por Roberto Jefferson, que foi pivô e condenado no escândalo do mensalão, tomou a decisão antes mesmo do PMDB, sigla do presidente.

Divulgação
Propagandas do governo sobre a Reforma da Previdência
Propagandas do governo sobre a Reforma da Previdência

Ao todo, o PTB conta com uma bancada de 16 deputados federais em exercício e está à frente do Ministério do Trabalho e da Casa da Moeda.

Na prática, o fechamento de questão significa que, se definido, quem votar em desacordo com o partido, está sujeito a punições que podem chegar à expulsão da sigla.


Endereço da página:

Links no texto: