Folha de S. Paulo


Metade dos produtos na Black Friday tem promoção 'falsa'

Num universo de mais de 700 itens apresentados como participantes da Black Friday, 48% já foram até mais baratos antes desta sexta-feira (24) ou ao menos apresentaram o mesmo valor anteriormente.

A Folha acompanha desde o mês passado a variação dos preços de 719 itens que receberam o selo de "Black Friday" ou que constaram em páginas especiais feitas pelas lojas para a data. Os produtos estão espalhados por sete dos maiores varejistas do país (foram considerados os preços on-line).

Pontofrio e Extra foram as lojas em que mais produtos apresentados como em promoção já tiveram o mesmo valor nos últimos 24 dias, ou ficaram até mais caros. No primeiro, 68% dos itens analisados se encaixam nesse perfil, no segundo, 65%.

Um caso simbólico é o da geladeira duas portas da Electrolux, 475 litros, no Walmart. Nesta sexta-feira, ela era vendida como produto na Black Friday a R$ 2.908. No último dia 12, ela estava a R$ 1.900.

No Submarino, uma lavadora de roupas da Electrolux, de 16 kg, custava na quinta-feira (23) R$ 1.530. Um dia depois ficou mais cara (R$ 1.597) e ainda ganhou um selo "freak out" (loucura).

O Magazine Luiza foi a loja com mais produtos analisados cujo preço na Black Friday é o mais baixo do período (92% dos itens monitorados).

O item foi considerado como com desconto se ele estava nesta sexta ao menos 5% mais barato do que o menor valor verificado nos dias anteriores.

Total de produtos monitorados

Americanas.com - 187
Casas Bahia - 26
Extra.com - 60
Magazine Luiza - 188
Pontofrio.com - 47
Submarino - 226
Walmart.com - 55

OUTRO LADO

Por meio de nota, o Walmart disse que cada empresa possui sua estratégia de preço e margem na Black Friday, "o que significa que nem todos os produtos precisam estar necessariamente com descontos."

"Através da nossa comunicação no site, deixamos claro para o consumidor, através de selos informativos, os produtos que estão com descontos agressivos de Black Friday e também outros benefícios, como frete grátis, por exemplo."

Americanas.com e Submarino informaram que todos os itens participantes da Black Friday possuem selo de identificação e são ofertados a preços menores ou iguais aos últimos 60 dias, "conforme carta compromisso publicada no site da marca."

A Via Varejo, responsável pela administração da Casas Bahia, Pontofrio e do e-commerce do Extra,afirmou que os itens participantes da Black Friday estão sinalizados com selo do evento. "Grande parte dos produtos pesquisados pelo veículo se trata de ofertas que não fazem parte da promoção da data ou são vendidos por parceiros do marketplace."

A reportagem enviou pedido de esclarecimento ao Magazine Luiza na tarde desta sexta e ainda aguarda resposta.

Mau negócioLojas anunciam promoções

Endereço da página:

Links no texto: