Folha de S. Paulo


Previ tem interesse em ações da BR Distribuidora, diz presidente

O presidente da Previ, Gueitiro Genso, disse nesta quinta (23) que o fundo de pensão dos empregados do Banco do Brasil tem interesse na oferta de ações da BR Distribuidora, que será realizada em dezembro. Segundo o executivo, a oportunidade se enquadra na nova política de investimentos da fundação.

A Petrobras vai oferecer ao mercado uma fatia entre 25% e 33,75% da subsidiária, como parte de seu plano de venda de ativos. A expectativa é atrair investidores institucionais, como fundos de pensão e de investimentos.

"É claro que temos interesse em olhar, tem a ver com nossa estratégia de diversificar os investimentos", disse Genso.

Maior fundo de pensão do país, a Previ está aprovando uma nova política que visa, entre outras coisas, reduzir a concentração em sua carteira de ações.

Atualmente, 95% da carteira é composta por 12 empresas. A ideia é ampliar esse número, mantendo participações menores em um conjunto maior de companhias com elevados níveis de governança, disse Genso.

Para isso, a Previ está trabalhando na criação de um rating de governança, que vai balizar a gestão da carteira de investimentos, definindo quais participações serão mantidas e em que empresas a fundação vai investir.

Genso classifica a nova política como "ativista" e diz que privilegiará empresas negociadas no Novo Mercado da bolsa de São Paulo.


Endereço da página:

Links no texto: