Folha de S. Paulo


Cade veta compra da Mataboi pela JBJ, de irmão de Joesley e Wesley Batista

Paulo Whitaker - 1.jun.2017/Reuters
General view of Brazilian meatpacker JBS SA in the city of Jundiai, Brazil June 1, 2017. REUTERS/Paulo Whitaker ORG XMIT: PW100
Fábrica da JBS em Jundiaí (SP)

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) vetou por unanimidade nesta quarta-feira (18) a compra da processadora de carnes Mataboi Alimentos pela JBJ Agropecuária, em mais um revés contra a bilionária família Batista.

A JBJ é propriedade de José Batista Jr., cujos irmãos controlam a maior processadora de carnes do mundo, a JBS, através da holding J&F Investimentos.

Os laços familiares de Batista Jr teriam permitido que a JBJ trocasse informações valiosas com a JBS e coordenasse decisões estratégicas para sufocar a concorrência, argumentou o conselho.

A análise está alinhada com a superintendência-geral do Cade, que em setembro alertou sobre os riscos, apesar da falta de laços formais entre ambas a JBS e a Mataboi, quarta maior processadora de carnes do Brasil.

Batista Jr. vendeu suas ações na J&F para seus irmãos Joesley e Wesley em 2013. Dois anos depois, a JBJ concordou em comprar a totalidade da Fratelli Dorazio Investimentos, como a proprietária do Mataboi era então conhecida, por um valor não revelado.

A decisão é um novo revés contra os esforços da família Batista para se fortalecer após um escândalo de corrupção, cinco meses após Joesley e Wesley terem admitido subornos a políticos.


Endereço da página:

Links no texto: