Folha de S. Paulo


Cade considera complexa venda de ativos da Petrobras para mexicana

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) considerou complexa a compra da Psuape (Companhia Petroquímica de Pernambuco) e da Citepe (Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco), ativos da Petrobras, pelo grupo mexicano Petrotemex

A Superintendência-Geral do Cade determinou a elaboração de estudo econômico quantitativo sobre os impactos da operação sobre a concorrência, solicitou dados de concorrentes e facultou às empresas apresentarem dados sobre as eficiências geradas pela transação, de acordo com despacho publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (11).

A venda da Petroquímica Suape e da Citepe para os mexicanos e sua subsidiária Dak Americas Exterior foi aprovada em 28 de dezembro pela Petrobras, por R$ 385 milhões, em um negócio que faz parte do plano de desinvestimentos e parcerias da petroleira.

Em comunicado nesta quarta-feira, a Petrobras disse que "continuará colaborando com o Cade com vistas a obter a aprovação da operação dentro do prazo legal e manterá o mercado informado."

Uma vez que o processo referente à transação foi considerado complexo, o Cade ainda poderá requerer um aumento do prazo de análise para até 330 dias, ante 240 dias, acrescentou a estatal no comunicado.

TOTAL

A Petrobras informou também que ainda não foi intimada de decisão judicial contra uma operação de venda de fatias na área de Iara e no campo de Lapa para a francesa Total, mas ressaltou que agirá para manter a transação.

"A companhia tomará todas as medidas judiciais cabíveis para garantir seus interesses e de seus acionistas", informou a Petrobras em comunicado.

O jornal "Valor Econômico" publicou nesta quarta que a Justiça Federal de Sergipe concedeu liminar que suspende a transação entre Petrobras e Total após uma ação popular.


Endereço da página:

Links no texto: