Folha de S. Paulo


Morre ex-presidente da 'Gazeta Mercantil'

Claudio Rossi/Agência O Globo
Luis Fernando Levy, ex-presidente da
Luis Fernando Levy, ex-presidente da "Gazeta Mercantil"

Morreu na madrugada de terça-feira (3) em Florianópolis o jornalista e empresário Luiz Fernando Levy, 78, ex-presidente do jornal "Gazeta Mercantil", que encerrou em 2009 as suas operações.

Ele enfrentava desde maio uma insuficiência renal crônica, que levou a complicações. O velório foi realizado na terça na capital catarinense.

A "Gazeta Mercantil" foi fundada em 1920 como um boletim diário e adquirida anos depois por Herbert Levy, pai de Luiz Fernando. No início, funcionava como um folhetim distribuído aos clientes da corretora de imóveis de Herbert.

Luiz Fernando assumiu o negócio na virada dos anos 1960 para os 1970 e foi responsável por transformar a publicação em um dos mais importantes e tradicionais jornais de economia do Brasil. Em julho de 2008, na sua última auditoria pela IVC, ele tinha uma circulação diária de 70 mil exemplares.

"Ele sempre dizia que, no início, o preço do feijão subia aqui e as pessoas nem sabiam o motivo. A 'Gazeta' fez essa ponte, colocava as regiões do Brasil em contato com informações coesas. Esse era o grande sonho do meu pai, que o Brasil fosse grande, competitivo internacionalmente, que se tornasse uma potência", diz Antônia Levy, 22, filha de Luiz Fernando.

O empresário começou a trabalhar cedo, como assessor do pai, que foi deputado federal pela UDN (União Democrática Nacional) nos anos 1950. Entre 1967 e 1969 assumiu a chefia de gabinete de Herbert, secretário da Agricultura de São Paulo no governo Abreu Sodré (1967-1971).

Ainda em São Paulo dirigiu a Cesp (Companhia Energética de São Paulo) até 1973, coordenando a abertura de capital da empresa na Bolsa.

Destacou-se também por sua atuação no setor agropecuário. Desenvolveu a criação do novilho precoce no país, além de ter atuado na produção de café em Minas.

ENCERRAMENTO

A família Levy manteve o controle acionário da "Gazeta Mercantil" até 2003, quando Nelson Tanure, então dono da CBM (Companhia Brasileira de Multimídia), assumiu o posto.

Naquela época, o jornal já vivia graves problemas financeiros, e as dívidas trabalhistas somavam, em 2009, R$ 200 milhões em valores da época.

Em 2009, a CBM, licenciadora da marca "Gazeta Mercantil", disse que deixaria de publicar o jornal, exercendo o direito de rescindir o contrato de licenciamento de marca e devolvendo-a a seus donos.

Quando o encerramento foi anunciado, Luiz Fernando disse que tentaria negociações para voltar ao diário, mas elas não deram resultado.

O empresário, que foi casado duas vezes, deixa cinco filhos. A missa de sétimo dia será realizada na terça-feira (10) às 11h, na Paróquia São José do Jardim Europa, em São Paulo.


Endereço da página: