Folha de S. Paulo


Facebook enfrenta escalada de reveses regulatórios e questionamentos

Drew Angerer - 14.jul.17/Getty Images/AFP
SUN VALLEY, ID - JULY 14: Mark Zuckerberg, chief executive officer and founder of Facebook Inc., attends the fourth day of the annual Allen & Company Sun Valley Conference, July 14, 2017 in Sun Valley, Idaho. Every July, some of the world's most wealthy and powerful businesspeople from the media, finance, technology and political spheres converge at the Sun Valley Resort for the exclusive weeklong conference. Drew Angerer/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Mark Zuckerberg, presidente e fundador do Facebook

O Facebook tem enfrentado uma escalada de questionamentos políticos e reveses regulatórios, tanto nos Estados Unidos como pelo mundo.

Relembra a cronologia do setembro negro de Mark Zuckerberg.

6.set | OS ANÚNCIOS RUSSOS

Depois que a notícia vazou, o Facebook confirmou ter informado ao procurador independente Robert Mueller a descoberta de US$ 100 mil em gastos publicitários ligados a contas "inautênticas e provavelmente operadas da Rússia", de junho de 2015 a maio de 2017. A "grande maioria" não tratava da campanha americana, mas buscava "amplificar mensagens divisivas". A liberação das informações ao procurador foi apresentada, pela cobertura, como uma indicação de que Mueller tinha um mandado de busca.

12.set | 'FAKE NEWS' CONTINUA

Estudo da Universidade Yale concluiu que a marcação de posts como questionados, projeto do FB contra "fake news", em parceria com serviços de checagem, só influenciou 3% dos atingidos a julgá-los como falsos. E em alguns grupos de usuários a ausência de marcação, em posts falsos, é entendida como confirmação de que são verdadeiros.

12.set | MULTA ESPANHOLA

Dando sequência às decisões europeias de defesa de privacidade, que incluíram a proibição recente de troca de dados com sua subsidiária WhatsApp, a Espanha multou o FB em € 1,2 milhão por não garantir às pessoas o controle sobre as informações que a empresa coleta sobre elas em outros sites. Alemanha, Holanda e outros abriram investigações semelhantes.

14.set | ANÚNCIOS PARA ANTISSEMITAS

Reportagens revelaram que o FB permitiu a compra de publicidade direcionada a usuários reunidos sob tópicos antissemitas, gerados algoritmicamente, e depois que o direcionamento também servia para outros tópicos racistas.

19.set | LEI CONTRA COMÉRCIO SEXUAL

A Comissão de Comércio e Ciência do Senado dos EUA fez a primeira audiência para discutir projeto de lei do republicano Rob Portman que torna as empresas de internet responsáveis pelo comércio sexual, inclusive de menores, em suas plataformas. O FB, junto com outras, afirmou que o projeto "compromete princípios fundamentais da internet livre".

19.set | ANÚNCIOS RUSSOS NO SENADO

O republicano Richard Burr, presidente da Comissão de Inteligência, propôs convocar audiência sobre a publicidade russa, para a qual poderia chamar Mark Zuckerberg. A audiência foi depois confirmada para outubro, assim como o convite para a direção do FB, não necessariamente seu presidente.

20.set | LEI SOBRE ANÚNCIOS POLÍTICOS

Dois senadores democratas, Mark Warner e Amy Klobuchar, anunciaram que preparam um projeto de lei determinando que FB e outras redes sociais sejam instados a identificar os pagadores de seus anúncios políticos, como é exigido hoje da TV nos EUA.

21.set | ENTREGA DE DADOS

Sob pressão também na imprensa, Zuckerberg e o diretor jurídico do FB, Colin Stretch, afirmaram publicamente que o Congresso americano receberia as mesmas informações relativas à publicidade russa que haviam sido transmitidas no início do mês ao procurador Mueller.

21.set | PUBLICIDADE MUDA

A diretora de operações do FB, Sheryl Sandberg, anunciou o reforço nos controles, com "mais supervisão humana", sobre o direcionamento de publicidade para usuários racistas.

22.set | CAI ALTERAÇÃO ACIONÁRIA

Às vésperas do julgamento de um processo coletivo contra uma decisão que Zuckerberg aprovou no FB, criando uma classe de ações que lhe garantiria o controle mesmo após vender seus papéis atuais, ele voltou atrás na mudança. A nova classe de ações permitiria que ele saísse, por exemplo, para um cargo público.

25.set | BLOQUEIO CHINÊS

O governo chinês bloqueou o WhatsApp no país. O aplicativo de mensagens era o último serviço ligado ao FB que ainda estava disponível no país. A plataforma social já havia sido bloqueada, oito anos atrás.

27.set | ATAQUE DE TRUMP

Alvo da investigação do procurador Mueller, sobre elos de sua campanha com a Rússia, o presidente Donald Trump acusou o FB de ter sido "sempre anti-Trump", em "conluio" com as redes de televisão e os jornais "New York Times" e "Washington Post". Zuckerberg respondeu que "ambos os lados", republicano e democrata, "estão chateados com conteúdos de que não gostam".

29.set | MANDADOS DE BUSCA

O Departamento de Justiça dos EUA cobra, com mandados de busca, que o FB repasse informações sobre 6.000 "ativistas antigoverno" que "curtiram" página contrária a Trump no dia da posse (20.jan).


Endereço da página:

Links no texto: