Folha de S. Paulo


Panasonic mira carro elétrico e amplia produção de bateria automotiva

Justin Pritchard/Associated Press
In this March 31, 2016, file photo, Tesla Motors unveils the new lower-priced Model 3 sedan at the Tesla Motors design studio in Hawthorne, Calif. Electric car maker Tesla said on Monday, July 3, 2017, that its Model 3 car will go on sale on Friday. (AP Photo/Justin Pritchard, File) ORG XMIT: BKCD202
Model 3 da Tesla; empresa americana é atendida pela Panasonic

A japonesa Panasonic disse nesta sexta-feira (29) que começará a produzir baterias automotivas em sua antiga fábrica de telas para televisores no Japão, ampliando seu negócio de bateria para atender a antecipada demanda de veículos elétricos.

A empresa, fornecedora exclusiva de células de bateria para o Model 3 da Tesla, está se reinventando como fornecedora de peças automotivas avançadas para escapar da concorrência de preços dos celulares e outros produtos de consumo com baixa margem.

A nova produção de bateria começará em sua fábrica de LCD na cidade japonesa Himeji, no ano fiscal que começa em abril de 2019, ocupando o espaço deixado após o fechamento do negócio não lucrativo de telas para televisores no ano passado.

A empresa não revelou o tamanho do novo investimento ou a capacidade produtiva da nova linha de produção.

A Panasonic vê as baterias como um dos principais impulsionadores de seu plano para praticamente duplicar a receita do seu negócio automotivo para 2,5 trilhões de ienes (US$ 22 bilhões) anuais até março de 2022.

A empresa já é um dos principais fornecedores de baterias de íon de lítio para automóveis, com cinco locais de produção no Japão.

A japonesa iniciou a produção em massa de células de bateria na Gigafactory da Tesla, em Nevada (EUA), no início deste ano e planeja seguir com em uma nova fábrica em Dalian, na China.


Endereço da página: