Folha de S. Paulo


Rio quer lançar edital para empréstimo de R$ 3,5 bilhões até terça

Mauro Pimentel/Folhapress
Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, em seu gabinete no Palácio Guanabara
Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, em seu gabinete no Palácio Guanabara

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, afirmou nesta quinta (28) que o edital para buscar empréstimo de R$ 3,5 bilhões para o pagamento de salários atrasados deve ser lançado até a próxima terça (3). Segundo ele, há 11 bancos interessados, incluindo o Banco de Desenvolvimento da China.

Nesta quinta, a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) aprovou lei para permitir aditivos nos contratos de dívida com a União, o último requisito para que as medidas do Regime de Recuperação Fiscal seja implementado.

Pezão explicou que o governo estadual e a União precisam ainda acertar ajustes finais antes do lançamento do edital. O empréstimo terá como garantias as ações da Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) e também será garantido pela União.

Mesmo após assinar adesão ao socorro federal, em agosto, o Rio não conseguiu acertar o pagamento dos salários dos servidores. Neste momento, 15% deles ainda não receberam os salários do mês passado.

Em entrevista durante evento em Paracambi, na Baixada Fluminense, Pezão disse que o pagamento desses salários dependem da evolução da receita do Estado. Mas disse que com o empréstimo o governo deve finalmente regularizar a folha —além dos salários mensais, o Rio deve 13º salário e bonificações.

Segundo ele, após o edital são necessários oito dias para a realização do leilão de empréstimo, que vai escolher o banco ou o consórcio de bancos que liberará os recursos. A expectativa é que o dinheiro entre até o fim do mês.


Endereço da página: