Folha de S. Paulo


Intel colabora com dona do Google em tecnologia de carro autônomo

Divulgação
Lançamentos 2017 - Chrysler Pacifica ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Veículo Pacifica, da Chrysler

A Intel Corp anunciou nesta segunda-feira (18) uma colaboração com a Waymo, unidade de direção autônoma da Alphabet (controladora do Google), dizendo que trabalhou com a empresa durante o desenvolvimento de sua plataforma de computador para permitir que carros autônomos processem informações em tempo real.

A maior fabricante de chips do mundo disse que as suas tecnologias para sensores de processamento, computação geral e conectividade foram usadas nas minivans híbridas Pacifica da Chrysler, que a Waymo tem usado desde 2015 para testar seu sistema de direção autônoma.

"À medida que a tecnologia autônoma da Waymo se torna mais inteligente e mais capaz, seu hardware e software de alto desempenho exigirão um cálculo ainda mais poderoso e eficiente", disse o presidente-executivo da Intel, Brian Krzanich, em uma declaração anunciando a colaboração.

A Intel, que anunciou a aquisição por US$ 15 bilhões da empresa de visão autônoma Mobileye em março, está buscando expandir sua participação em veículos autônomos, uma indústria em rápido crescimento. Uma colaboração com a Waymo, que muitos especialistas consideram estar na vanguarda da tecnologia autônoma, aumenta o portfólio da fabricante de chips.

O anúncio também marcou a primeira vez que a Waymo reconheceu uma colaboração com um fornecedor. A empresa realizou a maioria de seu trabalho de desenvolvimento internamente.

A Intel começou a fornecer chips para o então programa de direção autônoma do Google em 2009, mas esse relacionamento tornou-se uma colaboração mais profunda quando o Google começou a trabalhar com a Fiat Chrysler Automobiles para desenvolver e instalar a tecnologia de condução autônoma da empresa nas minivans da montadora.

A Waymo, que desenvolveu seus próprios sensores, não está usando o sistema de visão autônomo criado pela Mobileye.

O CEO da Waymo, John Krafcik, disse que o processamento rápido é crucial para o desempenho de seus veículos autônomos.

"A tecnologia da Intel suporta o processamento avançado dentro de nossos veículos, com a capacidade de fabricar para satisfazer as necessidades da Waymo em escala", disse Krafcik em comunicado.


Endereço da página:

Links no texto: