Folha de S. Paulo


Tesouro lança simulador para tentar atrair novos investidores

USP Imagens
Sem troco, estações do Metrô de SP cobram passagem mais barata - tag moedas e notas de real fotos publicas - fotos publicas
Lançamento é campanha para atrair mais investidores

O Tesouro lança, nesta quinta (21), um simulador que permite ao investidor calcular em quanto tempo consegue alcançar um objetivo financeiro aplicando em títulos públicos e que também compara o retorno com o oferecido por outros produtos populares na renda fixa.

O lançamento faz parte de uma campanha para atrair mais investidores para o Tesouro Direto, onde são vendidos os títulos do governo.

A plataforma aponta o título mais adequado para atingir o objetivo estipulado.

Para isso, o usuário responde a quatro perguntas: qual o objetivo financeiro, em quanto tempo pretende usar o dinheiro, qual seu perfil como investidor e como ele prefere receber os rendimentos.

A partir das respostas, a plataforma indica o título mais adequado. Na sequência, o investidor poderá conhecer o valor que resgatará no vencimento do título ou saber quanto deverá depositar para alcançar a meta no prazo estipulado.

O investidor também conseguirá comparar o rendimento líquido -após desconto de Imposto de Renda- dos títulos com o de outras aplicações populares na renda fixa, como títulos bancários (CDBs e LCIs/LCAs), poupança e fundos conservadores.

"A base de simulação segue parâmetros de mercado, como o Boletim Focus [do Banco Central]. Mas o investidor poderá personalizar e incluir taxas que receber do banco ou gestora. Tem essa flexibilidade", diz Luiz Fernando Alves, coordenador-geral de planejamento estratégico da dívida pública.

O Tesouro também abrirá 8.000 vagas para um curso on-line sobre títulos públicos.

Metade estará disponível a partir desta segunda (18), com carga horária de até 30 horas. Para participar, é preciso acessar o site esaf.fazenda.gov.br, da Escola de Administração Fazendária, ou a página do Tesouro Direto (tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto).

As outras vagas serão liberadas até o fim do ano.

Até julho, o Tesouro Direto tinha cerca de 1,54 milhão de participantes inscritos. Desses, 520.624 estavam ativos, ou seja, possuíam aplicações na plataforma.

Em novembro, o horário de compra e venda dos título foi alterado e alguns termos, como "compra" e "venda", foram substituídos pelas expressões "investir" e "resgatar", para facilitar a compreensão.

*

CAÇA AO TESOURO
Entenda as principais regras da aplicação

O que é
Papéis da dívida pública federal que podem ser comprados pelo investidor direto do governo. Investidor decide que títulos comprar e vende quando quiser. Governo garante a recompra

Como investir
Investidor se cadastra em instituição autorizada pelo Tesouro e recebe senha para área restrita, em que são feitas as operações. No site do Tesouro há preços e taxas dos títulos

Sistema integrado
Algumas instituições têm sistema integrado ao Tesouro. Nesse caso, compras podem ser feitas no site delas, mas acesso restrito segue para consultas

Valor mínimo
Quantidade mínima de compra é a fração de 0,01 título, ou seja, 1% do valor de um título, desde que seja respeitado o limite de R$ 30 a R$ 1 milhão por mês


Endereço da página:

Links no texto: