Folha de S. Paulo


Jogo que simula ascensão do fascismo, 'Secret Hitler' vira sucesso nos EUA

Divulgação
Secret Hitler é um jogo dramático de intriga política e traição definido na Alemanha de 1930 cada jogador será secreta aleatoriamente nomeado para ser um liberal ou um fascista, e um jogador será Secret Hitler. Credito Divulgacao
Pessoas jogam o jogo de tabuleiro Secret Hitler

A alta no interesse nos EUA pelo fascismo durante a campanha eleitoral de 2016, que culminou na Presidência de Donald Trump, resultou em fortes vendas de clássicos da distopia literária e acabou também impulsionando um jogo de tabuleiro de nome polêmico: "Secret Hitler".

Os fabricantes do jogo arrecadaram US$ 1,5 milhão para produzi-lo, depois de anunciar o projeto no site de crowdfunding Kickstarter, em novembro de 2015.

"Secret Hitler" foi por breve período o produto mais vendido na categoria jogos e brinquedos da Amazon, ao ser lançado, e recentemente esgotou sua segunda tiragem.

A empresa não divulga números de vendas, mas o dinheiro arrecadado sugere que dezenas de milhares de cópias tenham sido vendidas.

No jogo, de 5 a 10 jogadores são divididos em duas equipes de tamanhos diferentes. A maior é a dos liberais, e a menor, a dos fascistas.

Um jogador é escolhido como Hitler secreto. Os fascistas, cientes da identidade de seu líder, batalham por levá-lo ao poder, iludindo os liberais, que não estão informados sobre sua identidade.

"Secret Hitler" apareceu em um momento de renascimento para os jogos de tabuleiro, que encontraram nova popularidade entre os consumidores adultos.

Acima de tudo, os jogos independentes ganharam popularidade. O Kickstarter se tornou um polo de atração para criadores com ideias que podem ser arriscadas ou estranhas demais para os fabricantes de jogos tradicionais.

Os inventores de "Secret Hitler" criaram uma campanha no Kickstarter em 23 de novembro de 2015, com o objetivo de arrecadar US$ 54.450 para lançar a primeira tiragem. Arrecadaram mais de duas vezes a quantia proposta, nas primeiras 24 horas.

Quando "Secret Hitler" começou a ser enviado aos compradores, já tinha mais de 30 mil investidores, tornando-o um dos cinco jogos de tabuleiro mais populares na história do Kickstarter.

O jogo ainda não está à venda fora dos EUA, mas não inclui símbolos nazistas ou imagens de Hitler, o que torna mais provável que seja aceito em países como a Alemanha.

Os fabricantes de "Secret Hitler" não hesitam em vincular o jogo a Trump. No site da empresa, aconselham as pessoas "que não acham que o fascismo é bacana ou divertido" a encaminhar suas queixas à Casa Branca.


Endereço da página: