Folha de S. Paulo


Ônibus oferece cápsula-leito para competir com avião na Califórnia

Divulgação
Cabin bus, ônibus noturno lançado na Califórnia com cabines
Cabin bus, ônibus noturno lançado na Califórnia com cabines

Imagine o seguinte: seu chefe quer que você viaje de última hora a uma cidade que fica a centenas de quilômetros de distância, para uma reunião na manhã seguinte. Como faria para chegar lá?

Tom Currier define a questão como "o problema dos 800 km" e diz ter uma solução para isso. Ela se chama Cabin, uma linha de ônibus de luxo, de dois andares, com wi-fi, lounge confortável e cápsulas-leitos com lençóis dignos de hotéis de luxo.

A Cabin começou a realizar viagens noturnas entre Los Angeles e San Francisco no mês passado. Não há nada de especialmente inovador em embarcar pessoas em um ônibus e transportá-las a outra cidade durante a noite.

Mas Currier argumenta que a ênfase da empresa em oferecer uma boa noite de sono aos passageiros distingue-a de outras formas de transporte.

"Vamos tomar essas viagens de 500 km a 800 km e transformá-las em uma experiência que se assemelha basicamente a se registrar em um hotel na cidade de partida e sair dele na cidade de chegada", disse Currier.

"A cortina que protege a privacidade em cada cápsula é uma mudança completa", disse Currier, acrescentando que empresas aéreas de luxo cobram dezenas de milhares de dólares por assentos com grau de privacidade similar.

Os motoristas da Cabin estão treinados no uso de um app que incorpora um acelerômetro e mede as mudanças de velocidade e vibração do veículo. Os dados do app são usados para testar novas rotas, na esperança de criar a viagem mais suave e permitir que os passageiros durmam.

Depois de embarcar, disse Currier, os passageiros podem relaxar em poltronas de couro no lounge ou se retirar para suas cápsulas, para repousar ou assistir a um filme.

Chá de camomila e café expresso estão disponíveis, para passageiros que desejem pegar no sono ou evitá-lo.


Endereço da página:

Links no texto: