Folha de S. Paulo


Facebook desafia TV, Netflix e YouTube com novo serviço de vídeos

Reprodução
Facebook's new Watch section will provide users with shows funded by the social media giant along with live programming.
Nova seção do Facebook sondará usuários com shows financiados pelo gigante das redes sociais

O Facebook quer encarar a TV aberta. E o YouTube. E a Netflix. E todos os outros serviços de vídeo.

Na quarta-feira (9), a rede social lançou o Watch, um serviço especial para os vídeos postados na rede social.

O Watch é uma reformulação da atual aba de vídeos do Facebook, alterado de maneira a convencer as pessoas a assistirem por mais tempo e a voltarem regularmente para assistir programas, entre os quais as primeiras séries bancadas pela companhia. A ideia é que, quando os usuários abrirem a página, os mais recentes episódios de seus programas favoritos de TV estejam lá esperando por eles.

A mudança de design é parte do esforço do Facebook para ir além de sua posição como site de vídeos virais isolados, ao oferecer programas de maior qualidade que atraiam os anunciantes de TV, e suas verbas generosas, e ofereçam aos espectadores um motivo para que retornem regularmente. A companhia anunciou que o Watch seria oferecido inicialmente a um grupo seleto de usuários nos Estados Unidos, antes de um lançamento mais amplo no futuro.

O Facebook está apostando em que acrescentar um componente social ao consumo de vídeos online —a capacidade de conversar com amigos durante um programa ou de saber que programas os amigos de um usuário preferem— crie uma experiência notavelmente diferente da oferecida pela Netflix ou pelo YouTube.

O serviço destacará programas diferentes, em categorias com rótulos como 'mais comentado' ou 'o que está fazendo as pessoas rirem'. O Facebook anunciou que os vídeos selecionadas para a página Watch serão escolhidos entre as ofertas de criadores e provedores de conteúdo que tenham criado páginas de Facebook sob a rubrica 'Show' —semelhantes às páginas exclusivas criadas por pequenas empresas.

O Facebook anunciou que as páginas exclusivas de programas também permitirão que os fãs dedicados interajam com os criadores do conteúdo, em lugar de simplesmente assistirem aos episódios.

"Mais e mais pessoas estão vindo ao Facebook com a intenção de assistir vídeos", disse Fidji Simo, que comanda os esforços de vídeo do Facebook. "Esse é o próximo passo".

INCENTIVO

Para encorajar mais pessoas a criarem programas para o Watch,o Facebook anunciou a intenção de expandir seu programa de monetização de publicidade em vídeo, que divide com os provedores de conteúdo a receita publicitária gerada pelos vídeos. O Facebook restringiu o número de criadores de vídeos que podem participar do programa, durante a fase de testes.

Muitos usuários do Facebook só veem vídeos ao percorrerem a página de fotos de casamento de um amigo ou ao lerem as tiradas políticas de um primo, ao contrário do que acontece no YouTube, cujos usuários passam horas no site com o propósito de assistir vídeos. Com a transição das verbas publicitárias televisivas para a mídia online, o Facebook está em busca de maneiras de convencer sua grande audiência —dois bilhões de usuários ao mês— a usar o site como fonte de vídeos.

O YouTube anunciou que seus usuários em aparelhos móveis assistem em média uma hora de vídeos ao dia. O Facebook não revelou quanto tempo os usuários dedicam a vídeos em seu site, mas é provável que o número seja muito inferior ao registrado pelo rival. O novo serviço Watch pode mudar o jogo. O Facebook antecipou que os vídeos do Watch serão mais longos que os de seus newsfeeds.

Os programas disponíveis no Watch combinarão vídeos já populares no Facebook —como o "Nas Daily", que acompanha as viagens internacionais de um astro da mídia social– e programas originais financiados pela companhia.

Entre os programas que o Facebook está bancando há "Returning the Favor", uma série sobre inspirar pessoas estrelada por Mike Rowe, o apresentador do programa "Dirty Jobs".

O Watch também oferecerá programação ao vivo, o que incluirá um jogo da Major League Baseball por semana.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: