Folha de S. Paulo


Temer diz que não enviará proposta de aumento de IR ao Congresso

Jorge Araujo/Folhapress
O presidente Michel Temer, Rodrigo Maia e Geraldo Alckmim em São Paulo
O presidente Michel Temer, Rodrigo Maia e Geraldo Alckmim em São Paulo

O presidente Michel Temer afirmou na noite desta terça-feira (8) que não encaminhará proposta de elevação do Imposto de Renda ao Congresso Nacional.

A negativa foi feita, por meio de nota oficial, horas depois do peemedebista ter confirmado em São Paulo que havia estudos para aumentar a alíquota.

A declaração teve repercussão negativa junto ao mercado financeiro e ao Poder Legislativo.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegou a dizer que o aumento não seria aprovado pela Casa.

Na nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência informou que o presidente "fez hoje menção genérica a estudos da área econômica, que são permanentemente feitos".

"Esclarecemos que hoje esses estudos estão focados prioritariamente em reduzir despesas e cortar gastos, na tentativa obstinada de evitar o aumento da carga tributária brasileira. E com esse foco o governo federal continuará trabalhando", disse.

A divulgação do comunicado foi decida em reunião com o presidente, logo após a sua chegada a Brasília. O objetivo foi evitar criar uma nova crise com Rodrigo Maia.

Pouco antes da divulgação da nota oficial do Planalto, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que há estudos na área técnica do governo sobre mudanças no Imposto de Renda.


Endereço da página:

Links no texto: