Folha de S. Paulo


Mazda anuncia motor a gasolina mais econômico e menos poluente

Divulgação
Mazda quer vender a partir de 2019 carros equipados com motores de ignição por compressão
Mazda quer vender a partir de 2019 carros equipados com motores de ignição por compressão

A Mazda afirmou nesta terça-feira (8) que vai se tornar a primeira montadora de veículos do mundo a comercializar um motor a gasolina que usa tecnologia que rivais maiores estão tentando desenvolver há décadas, em uma virada em uma indústria que está cada vez mais migrando para a eletricidade.

A montadora japonesa planeja vender carros a partir de 2019 equipados com motores de ignição por compressão, um tipo de motor mais limpo e eficiente que tem sido perseguido por rivais como Daimler e General Motors.

"É um importante avanço", disse Ryoji Miyashita, presidente da companhia de engenharia automotiva AEMSS.

O anúncio coloca motores tradicionais no centro da estratégia da Mazda e acontece alguns dias depois de a companhia ter afirmado que vai trabalhar com a Toyota no desenvolvimento de veículos elétricos.

"Eletrificação é necessária, mas o motor de combustão deve vir primeiro", disse o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Mazda, Kiyoshi Fujiwara, a jornalistas.

Um motor de compressão de carga homogênea (HCCI, na sigla em inglês) detona a gasolina pela compressão, eliminando a necessidade de velas. A economia de combustível dessa tecnologia se equipara potencialmente ao motor a diesel sem altas emissões de gases poluentes.

O motor da Mazda usa velas em algumas situações, como em baixas temperaturas, para superar os obstáculos técnicos que têm impedido a comercialização dessa tecnologia.

Segundo a montadora japonesa, o motor equipado com a tecnologia será 20% a 30% mais eficiente que seu modelo atual. A empresa não tem planos de fornecer o motor para outras montadoras de veículos, disse o vice-presidente da Mazda, Akira Marumoto.


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