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Washington Olivetto compara mulher a Porsche e é criticado na internet

Gabriel Cabral/Folhapress
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Washington Olivetto compara mulher a Porsche e é criticado na internet

O publicitário Washington Olivetto causou polêmica nas redes sociais nesta segunda (24) ao chamar o empoderamento feminino de "clichê constrangedor" e comparar mulheres a Porsches.

Em entrevista à BBC Brasil, Olivetto criticou o chamado "politicamente correto" e disse que a maior parte das causas sociais tem "um componente de oportunismo".

O publicitário de 65 anos é presidente da agência W/McCann e vencedor de mais de 50 Leões de Cannes, principal prêmio da área. Foi responsável pela criação de ícones da propaganda, como o garoto Bombril e a campanha "Valisère Primeiro Sutiã".

Para Olivetto, o empoderamento feminino já existia nesses anúncios. Hoje, contudo, o conceito se tornou mais um clichê, como "pensar fora da caixa" –todos "primos-irmãos" de "um baixo nível intelectual".

"O empoderamento feminino está participando de qualquer reunião. Empoderamento feminino se pratica, não se prega", afirmou.

O publicitário defendeu um meio-termo entre o politicamente correto e o incorreto, que seria o "politicamente saudável": ideias irreverentes e com senso de humor, mas que respeitem a inteligência das pessoas.

Olivetto cita então como exemplo de "vida inteligente" uma história "aparentemente machista" que preparou para uma palestra, mas que agradaria a homens e não desagradaria a mulheres.

A ideia é explicar "por que Porsche é melhor do que mulher, que, diga-se de passagem, é excelente".

A superioridade do carro seria "comprovada" pelo fato de o homem poder ter mais de um Porsche, mas não mais de uma mulher; poder vender o carro e receber em troca dinheiro caso não o queira mais, mas perder dinheiro se não quiser mais a mulher; todos os homens que têm Porsche têm mulheres, mas o contrário não é verdadeiro.

REAÇÃO

No Twitter e no Facebook, usuários criticaram as declarações do publicitário, classificadas de machistas e ultrapassadas. "Olivetto se perde em suas próprias lamentações tacanhas e prefere falar asneiras a usar seu enorme talento", escreveu uma usuária no Twitter.

Outros saíram em defesa do publicitário. "Ele tem toda razão. Mulher não precisa de empoderamento, precisa, sim, de igualdade", afirmou outra usuária em uma publicação no Facebook.


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