Folha de S. Paulo


Analistas que mais acertam previsões reduzem expectativa para juros

Os economistas que mais acertam as previsões dentro da pesquisa Focus do Banco Central, o chamado Top 5, reduziram a expectativa para a taxa básica de juros no fim de 2018 a 7,50%. A projeção anterior para este ano e para o próximo era de Selic a 7,75%.

A pesquisa semanal, divulgada nesta segunda-feira (24), também mostrou que, de maneira geral, o mercado corroborou que o BC vai manter o ritmo de corte da Selic nesta semana, em 1 ponto percentual pela mediana das projeções, o que deve levar a taxa a 9,25% ao ano em meio ao cenário de inflação baixa e fracos sinais de retomada econômica.

Segundo o Focus, o mercado vê a taxa básica de juros recuando a 8% no fim deste ano, mantendo o mesmo patamar em 2018, estimativas que não mudaram em relação à semana anterior.

Boletim Focus

O Focus mostrou ainda que os economistas também elevaram levemente a estimativa para o IPCA deste ano, com alta de 3,33%, ante 3,29%. Na semana passada, o governo anunciou aumento das alíquotas de PIS/Cofins sobre os combustíveis o que, na avaliação de analistas, deve trazer algum impacto para a inflação.

A previsão para a inflação medida pelo IPCA em 2018 foi mantida em 4,20%. Nos dois anos, as projeções estão abaixo do centro da meta oficial, de 4,5%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para a atividade econômica, os economistas mantiveram a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) deste ano a 0,34%, depois de dois anos seguidos de recessão, e de 2018 em 2%.


Endereço da página:

Links no texto: