Folha de S. Paulo


Economia da China cresce 6,9% no 2º trimestre e supera expectativas

A economia chinesa cresceu 6,9% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior. A evolução foi mais rápida que o esperado e em linha com o crescimento do primeiro trimestre.

Analistas consultados pela Reuters esperavam que a economia avançasse num ritmo de 6,8% no trimestre entre abril e junho, ligeiramente mais lento do que o ritmo robusto de 6,9% observado no trimestre anterior.

O governo almeja uma expansão de cerca de 6,5% em 2017, um pouco menor que a de 6,7% do ano passado, ritmo mais fraco em 26 anos.

Muitos analistas esperam que a segunda maior economia do mundo possa perder ritmo no fim do ano.

O PIB (Produto Interno Bruto) de abril a junho cresceu 1,7% em relação ao trimestre anterior, ante expansão de 1,3%em janeiro a março, informou o escritório nacional de estatísticas nesta segunda-feira (17).

Analistas esperavam que o crescimento trimestral acelerasse para 1,7%.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

A produção industrial do gigante asiático teve alta de 7,6% em junho em relação ao mesmo período ano anterior.

Analistas entrevistados pela Reuters previam que a produção industrial cresceria 6,5% em junho, sem alteração em relação ao mês anterior.

O avanço do investimento privado acelerou para 7,2% em janeiro a junho, de 6,8% nos primeiros cinco meses do ano, sugerindo um apetite maior de empresas privadas para investir após uma forte perda de dinâmica nos últimos anos.

As vendas no varejo subiram 11% em junho na comparação com o mesmo mês de 2016, acelerando a partir de maio e superando as expectativas dos analistas de um aumento de 10,6%.

O investimento privado representa cerca de 60% do investimento total da China.


Endereço da página:

Links no texto: