A gigante de varejo on-line Amazon obteve aprovação para armazenar e vender alimentos e mantimentos na Índia, potencialmente expandindo seus negócios na economia em rápido crescimento, onde está em uma batalha acirrada com a rival doméstica Flipkart.
A Amazon confirmou a aprovação pelo governo de seu plano para vender produtos alimentícios, mas recusou-se a fornecer mais detalhes.
Segundo a agência Reuters, a Amazon planeja investir US$ 500 milhões no segmento alimentício, além dos US$ 5 bilhões que já havia prometido investir na Índia.
Smartphones mais baratos, crescente penetração da internet e grandes descontos geraram uma onda de compras on-line na Índia, abrangendo desde equipamentos a roupas, passando por itens alimentares.
Ainda assim, o comércio local responde pela maior fatia das vendas de mantimentos na Índia, oferecendo aos grupos organizados um enorme potencial de crescimento.
Atualmente, a Amazon oferece produtos alimentícios na Índia via Amazon Pantry, onde os varejistas, incluindo a joint venture Cloudtail, vendem vários produtos. A empresa também oferece entrega de supermercado no mesmo dia em seu aplicativo Amazon Now por meio de um acordo com os revendedores indianos Big Bazaar, Star Bazaar e Hypercity.
No mês passado, a Amazon anunciou planos para comprar a rede americana de supermercados Whole Foods Market por US$ 13,7 bilhões.