Folha de S. Paulo


Investimento privado no Brasil recua ao menor nível desde 2000

Divulgação
Investimento privado no Brasil recua ao menor nível desde 2000
Investimento privado no Brasil recua ao menor nível desde 2000

A longa recessão em que o Brasil mergulhou há quase três anos derrubou os investimentos para o nível mais baixo desde a virada do século, principalmente por causa da retração do setor privado.

Do ponto mais alto dos últimos anos, em 2013, a taxa de investimento de empresas e famílias caiu de 19% para 13,7% do PIB (Produto Interno Bruto) em dezembro de 2016, o pior nível desde 2000, de acordo com estimativas do Cemec (Centro de Estudos do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais) para a Folha.

Investimentos são recursos aplicados na aquisição de máquinas e equipamentos, na construção civil e no desenvolvimento de novos produtos. Quanto maior a taxa de investimento, maior será a capacidade da economia de crescer de forma sustentável.

As incertezas criadas pela crise que o país atravessa e o esforço que empresas e famílias têm feito para reduzir suas dívidas explicam parte da retração dos investimentos.

Mas o estudo do Cemec sugere que o desequilíbrio crescente das contas do governo é parte do problema. Os dados mostram que o setor privado está poupando como nunca, mas boa parte dos recursos tem servido para financiar o governo em vez de comprar máquinas ou erguer fábricas.

Em meio ao cenário econômico instável, os juros pagos para financiar a dívida pública garantem retorno superior às possibilidades oferecidas às empresas por investimentos produtivos.

MOTORES

Essa dinâmica é muito ruim para a economia num momento em que, para reagir, ela precisa de outros motores além do consumo, que sofre com a falta de crédito e o elevado nível de desemprego —fora as incertezas criadas pela turbulência na política.

Em linha com a deterioração das contas do governo, a taxa de investimento do setor público, que já era baixa, caiu para 1,8% do PIB em 2016, o menor nível desde 2004, segundo os cálculos do Cemec.

A queda do investimento privado é brutal e mais evidente. Entre 2013 e 2016, mostra o estudo, o setor privado respondeu por 84% da redução da taxa de investimento global da economia brasileira.

Por isso, o investimento somado, do setor público e do setor privado, encerrou 2016 na sua pior marca desde 2000. No primeiro trimestre deste ano, essa taxa subiu um pouco, mas nada que possa ser considerado uma reação.

Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre investimentos só separam as contribuições do governo e do setor privado com dois anos de defasagem. As estimativas do Cemec levam em consideração os números do IBGE e estatísticas de outras fontes.

Carlos Antonio Rocca, diretor do Cemec e autor do estudo, diz que, para sustentar expansão da atividade econômica de 3% a 4% ao ano, a taxa de investimento deveria girar em torno de 20% do PIB.

Algo próximo de países como Chile, Peru, México e Colômbia, que, em percentual do PIB, investem respectivamente, 21,7%, 22,8%, 23,2% e 25,4%, segundo o FMI.

POUPANÇA

A taxa global de poupança doméstica —o dinheiro disponível para investimentos— encerrou 2016 no menor nível desde 2001 (13,9% do PIB).

Mas a poupança do governo assumiu trajetória diferente da observada no setor privado. O setor público não poupa. Empresas e famílias poupam, mas investem cada vez menos no setor produtivo.

O setor privado tem economizado em níveis acima da média histórica, ao mesmo tempo em que o governo "despoupa" —ou seja, apresenta deficit em suas contas.

A taxa de poupança do setor privado alcançou 19,9% do PIB em dezembro, maior patamar atingido desde 2007 e acima da média de 18,9% do PIB registrada desde 2000.

Já o governo saiu de uma taxa de poupança baixa, mas positiva, de 0,6% do PIB em 2012, para uma negativa de 6,1% em dezembro passado —o pior resultado desde 2000 e um sinal do profundo agravamento das contas públicas.

A redução dos investimentos do setor privado não é um fenômeno novo, mas tem se agravado nos últimos anos, diz Samuel Pessôa, pesquisador associado do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e colunista da Folha.

A combinação do desequilíbrio fiscal estrutural com uma taxa de poupança pública muito baixa, diz Pessôa, resulta em taxas de juros reais elevadas, que encarecem investimentos e inibem o financiamento do setor privado.

Para Pessôa, a melhor forma de enfrentar a questão seria equacionar o desequilíbrio das contas do governo, elevando a poupança do setor público e abrindo espaço para a queda dos juros reais.

Sem o ajuste fiscal, diz Rocca, e mantida a taxa atual de investimento na economia, além do baixo crescimento da produtividade, o potencial de crescimento do país hoje não passaria de 1,5% a 2% ao ano. A crise política e as dúvidas sobre a recuperação econômica podem reduzir ainda mais esse número, afirma.


Endereço da página: