Folha de S. Paulo


Tarifa da Eletropaulo vai subir 5,15% a partir de 4 de julho para residências

Apu Gomes - 8.jan.2013/Folhapress
Rede de alta tensão da AES Eletropaulo
Rede de alta tensão da AES Eletropaulo

As tarifas da distribuidora AES Eletropaulo subirão 5,15% para clientes residenciais e 2,47% para industriais a partir de 4 de julho. Os reajustes foram autorizados nesta terça (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em média, as tarifas ficarão 4,48% mais caras. A Eletropaulo, controlada pela norte-americana AES, é responsável pelo fornecimento de energia na região metropolitana de São Paulo.

Na semana passada, a agência autorizou que a distribuidora Copel-D, da estatal paranaense Copel, reajustasse suas tarifas em 5,85%, em média, a partir de 24 de junho.

Os preços cobrados subiram 6% para clientes residenciais e 5,62% para industriais paranaenses.

Outro item que passou por reajuste recentemente foi o botijão de gás. No início do mês, a Petrobras anunciou uma nova política de preços para o botijão, cujo preço começou a ser alterado mensalmente.

O primeiro reajuste, em junho, foi de 6,7%, válido apenas para o botijão de 13 quilos –o mais popular. Para o consumidor, isso significa uma alta de até 2,2%, ou R$ 1,25 por botijão, caso o aumento seja repassado integralmente pelas distribuidoras ao preço final.


Endereço da página: