Folha de S. Paulo


Primeiro caixa eletrônico do mundo comemora 50 anos e é pintado de ouro

Daniel Leal-Olivas/AFP
Primeiro caixa eletrônico do mundo, em Londres, na Inglaterra
Primeiro caixa eletrônico do mundo, em Londres, na Inglaterra

O primeiro caixa eletrônico do mundo foi transformado em ouro para as comemorações de seu aniversário de 50 anos.

Criação do inventor escocês Shepherd-Barron, o primeiro caixa eletrônico foi inaugurado em 27 de junho de 1967 em uma agência do banco Barclays em Enfield, no norte de Londres, um de seis encomendados pelo banco.

O ator inglês Reg Varney, que estrelou o programa humorístico britânico "On The Buses", foi a primeira pessoa a retirar dinheiro na nova máquina.

Hoje existem estimados três milhões de caixas eletrônicos em todo o globo, sendo 70 mil só no Reino Unido, que disponibilizaram 175 bilhões de libras esterlinas em 2016. A máquina mais ao norte se encontra em Longyearbyen, Svalbard, Noruega, e a mais ao sul na estação de McMurdo, no Polo Sul.

Para comemorar o aniversário, o Barclays transformou o caixa de sua filial de Enfield em ouro, acrescentou uma placa comemorativa e instalou um tapete vermelho diante dela para os usuários.

"Embora os últimos anos tenham testemunhado um grande crescimento dos bancos digitais e pagamentos com cartão, o dinheiro continua sendo uma parte crucial do cotidiano da maioria das pessoas", disse Raheel Ahmed, diretor de Experiência do Cliente e de Canais do Barclays.


Endereço da página: