Folha de S. Paulo


Novo presidente da Vale mira fusões e aquisições e quer diversificar negócios

A mineradora Vale deverá em breve voltar a uma fase de expansão de seus negócios mirando oportunidades de fusões ou aquisições e estratégias para diversificar seu portfólio, atualmente com forte dependência do minério de ferro, disse o novo presidente da companhia, Fabio Schvartsman, em encontro com analistas.

"Apesar da alta qualidade dos ativos de minério de ferro da companhia e da alta lucratividade dessa unidade de negócios, o fato de todos os ovos estarem na mesma cesta é um importante risco de longo prazo para a companhia", disseram analistas do Credit Suisse em relatório para clientes que resume os principais pontos de uma reunião com Schvartsman nesta sexta-feira (26).

O Bradesco BBI também produziu um relatório após conversa com o executivo, que tomou posse na segunda-feira (22), no qual afirma que uma questão chave para a Vale será avaliar qual a melhor estratégia de diversificação do portfólio.

VALE: 20 ANOS
Privatizada em 1997, empresa ainda sofre com influência política

Os negócios de níquel, por exemplo, não geram lucros suficientes.

"A estratégia será baseada em crescimento e diversificação para além do minério de ferro, com fusões e aquisições sendo a principal ferramenta. Desalavancagem e pagamento de dividendos não são o suficiente. A Vale precisa ter uma clara estratégia de crescimento", explicou o Bradesco BBI, ao comentar as falas de Schvartsman.

Segundo o Credit Suisse, o novo presidente da Vale criou grupos para avaliar a estratégia e a performance da empresa em diversas unidades de negócios, e um diagnóstico estará pronto em 60 dias.

A Vale também contratou a consultoria Falconi para avaliar sua matriz de custos e identificar potenciais cortes.

Ana Paula Paiva - 7.mar.2016/Valor/Folhapress
Data: 07/03/2016 Editoria: Empresas Reporter: Stella Fontes Local: Sao Paulo, SP. Pauta: Entrevista com o diretor-geral da Klabin, Fabio Schvartsman, sobre inicio de operacao da fabrica de celulose em Ortigueira (PR). Setpr: negocios Tags: sala, mesa, escritorio, negocio, estrategia, producao, investimento, fabrica, meta, desafio. Personagem: Fabio Schvartsman, diretor-geral da Klabin, fotografado no escritorio. Foto: Ana Paula Paiva/Valor ***FOTO DE USO EXCLUSIVO FOLHAPRESS***
O novo presidente da Vale, Fabio Schvartsman

Ainda segundo o Credit Suisse, a companhia provavelmente conseguirá reduzir sua dívida líquida para um nível abaixo da meta de US$ 15 bilhões anunciada anteriormente.

Já os analistas do Bradesco BBI citaram também outras mudanças culturais que o novo presidente pretende implementar na Vale, como uma maior transparência, com executivos trabalhando todos na mesma sede, sem "clusters isolados dentro da companhia".

O executivo também falou em reduzir a interferência do governo na empresa.

Schvartsman substituirá na Vale o administrador de empresas Murilo Ferreira, que presidiu a mineradora durante seis anos. Ele tem 63 anos e desde 2011 era presidente executivo da Klabin, produtora de papel e papelão.


Endereço da página:

Links no texto: