Folha de S. Paulo


Folha é destaque em congresso internacional de associação de mídia

Eduardo Anizelli/Folhapress
Presidente da INMA Brasil e diretor comercial da Folha, Marcelo Benez
Presidente da INMA Brasil e diretor comercial da Folha, Marcelo Benez

Ao lado da emissora CNN e dos jornais "El País" (Espanha), "USA Today" e "Dallas Morning" (EUA), a Folha foi o único jornal brasileiro a apresentar estudo de caso sobre diversificação de receitas de publicidade no Congresso Mundial da Inma (International News Media Association, associação que reúne jornais e veículos de comunicação de todo o mundo).

Durante o evento, realizado de domingo (21) a terça-feira (23) em Nova York, o jornal apresentou o Estúdio Folha —divisão independente da Redação que produz conteúdo patrocinado— e o programa de seminários do jornal.

O diretor-executivo comercial do Grupo Folha, Marcelo Benez, foi aplaudido ao apresentar "o maior anúncio do mundo", um poster gigante da Embraer, equivalente a 20 páginas de jornal, veiculado para divulgar o maior avião já produzido pela fabricante brasileira, o cargueiro KC-390.

Benez recebeu o Silver Shovel, maior prêmio individual conferido pela entidade, por sua carreira no setor de mídia e contribuição à associação.

O executivo já integrou o board de diretores da INMA e serviu como presidente para a América Latina e para o Brasil. Também representou a associação em conferências ao redor do mundo, discutindo as melhores práticas da Folha e do mercado de mídia brasileiro.

"Foi uma surpresa e uma honra receber essa homenagem espontânea de uma entidade tão relevante, que há quase 100 anos identifica tendências, antecipa discussões e compartilha as melhores práticas em nível mundial ", disse Benez.

PRÊMIOS

O evento distribuiu prêmios a empresas jornalísticas em 20 categorias. A Folha ficou em segundo lugar na categoria Melhor Iniciativa de Inovação, com o programa Trainee Sênior.

Voltado para maiores de 40, o programa teve mais de 1.500 inscritos de diferentes formações. Doze foram selecionados para um treinamento de dois meses, no qual aprenderam na prática as técnicas e princípios jornalísticos.

Dentre os brasileiros, o "Zero Hora" (RS) venceu como veículo regional a categoria Melhor Uso de Mídias Sociais, e o "Correio" (BA), a categoria Melhor Uso de Mobile, também como veículo regional.

Entre os veículos globais dessa mesma categoria, o jornal "O Estado de S. Paulo" tirou segundo lugar com a campanha "Músicas de Violência", que também ficou em terceiro na categoria Melhor Uso de Novas Tecnologias para Gerar Receitas e Engajar.

O principal prêmio da noite foi para o norueguês "Aftenposten", por sua disputa pública com o Facebook em torno da censura de uma reportagem com a célebre foto da menina do Napalm, de Nick Ut, na guerra do Vietnã.


Endereço da página: