Folha de S. Paulo


Joesley Batista, da JBS, deixa de ser conselheiro da Alpargatas

Danilo Verpa - 13.fev.2017/Folhapress
SAO PAULO - SP - 13.02.2017 - Entrevista Joesley Batista, dono da JBS, durante entrevista a Folha na sede da empresa em Sao Paulo . (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, MERCADO) ***EXCLUSIVO***
Empresário Joesley Batista, dono da JBS, na sede da empresa, em São Paulo

A fabricante de calçados Alpargatas anunciou nesta terça-feira (23) que Joesley Batista renunciou à sua cadeira no conselho de administração da empresa. O dono da JBS está no centro da crise política deflagrada na semana passada, após divulgação de um áudio de uma conversa gravada pelo empresário com o presidente Michel Temer.

Vincent Trius, que era presidente do conselho da Alpargatas, também renunciou ao seu posto. Trius é presidente global de novos negócios da JBS. Ele foi substituído no posto por José Vicente Marino.

DELAÇÃO EXPLOSIVA
Delação dos irmãos Batista, da JBS, deflagrou crise no governo Temer

Em fato relevante separado, a Alpargatas informou também que o conselho de administração cancelou convocação de assembleia de acionistas que iria avaliar a proposta de migração da companhia para o Novo Mercado, segmento da B3 com regras de governança corporativa mais rígidas.

Em sua delação premiada, Joesley admite pagamento de propina a políticos em troca de vantagens, como acesso a crédito no BNDES. Desde a divulgação do depoimento do empresário, na semana passada, sete processos foram abertos contra a JBS na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

A empresa também é alvo de diversas investigações da Polícia Federal, como a Bullish e a Carne Fraca.

Com a deflagração da crise, o valor de mercado da JBS caiu 46% na Bolsa desde janeiro, prejuízo equivalente a R$ 15 bilhões.


Endereço da página:

Links no texto: