Folha de S. Paulo


Ações de exportadoras sobem com dólar nesta quinta

Paulo Whitaker/Reuters
Ações de exportadoras sobem com dólar
Ações de exportadoras sobem com dólar

Nem todos perderam nesta quinta (18). Empresas exportadoras, por exemplo, se beneficiaram com a valorização de mais de 8% da moeda americana e fecharam em alta.

Das 59 ações do Ibovespa, só seis tiveram valorização nesta quinta-feira: três do setor de celulose (Fibria, Suzano e Klabin), uma do segmento de aviação (Embraer) e os dois papéis da mineradora Vale. Em comum, todas elas têm suas receitas favorecidas por um dólar mais forte.

A maior alta do pregão foi registrada pela Fibria, cujas ações subiram 11,48%. A valorização fez com que a empresa finalmente entrasse em terreno positivo em 2017.

Até quarta-feira, os papéis da companhia acumulavam desvalorização de 9,3% no ano, em parte pela depreciação de 4,6% da moeda americana até então —o dólar agora sobe 3,6% em 2017.

O segundo maior avanço foi dos papéis da Suzano, com alta de 9,86%. Klabin avançou 1,64% nesta quinta e a Embraer fechou o dia com 2,67%.

As ações da mineradora Vale tiveram alta mais modesta: os papéis mais negociados subiram 0,39% e os que dão direito a voto avançaram 0,07% —apesar da queda de 0,96% dos preços do minério de ferro nesta quinta.

"As exportadoras tiveram forte alta, mas não foi suficiente para impedir uma queda menor da Bolsa", afirma Raphael Figueredo, analista da Clear Corretora. "O índice tem muito peso de empresas de matéria-prima, reflexo da economia. Então outros setores afetam pouco a Bolsa."

Índice Bovespa - Em pontos

DÓLAR - EM R$

O DÓLAR VINHA EM QUEDA - A expectativa de aprovação das reformas trabalhista e da Previdência vinha colaborando para a queda da moeda americana em relação ao real

O IMPACTO NAS EMPRESAS - Variação no valor de mercado no Ibovespa

Valor de mercado, em R$ bilhões

Bolsas pelo mundo também tiveram dia de queda -

A BOLSA VINHA EM SUBIDA CONSTANTE - A perspectiva de retomada da economia levava os investidores a apostarem em resultados melhores das empresas, impulsionando o Ibovespa, que reúne as ações mais negociadas na Bolsa


Endereço da página:

Links no texto: