Folha de S. Paulo


Chevrolet Onix recebe nota zero em teste de segurança

Divulgação
Chevrolet Onix + 2 Airbags
Teste de colisão frontal do Chevrolet Onix feito pela Latin NCap

O Chevrolet Onix recebeu nota zero no teste de segurança realizado pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCap) na avaliação de colisões envolvendo ocupantes adultos. Para crianças, o resultado foi de três estrelas, para um total de cinco possíveis.

O desempenho do Onix, carro mais vendido no país e de fabricação nacional, foi classificado como "pobre" pela organização nas colisões laterais.

Segundo a avaliação, em caso de batida lateral, nas condições avaliadas pelo Latin Ncap, pode haver risco para o passageiro devido a falta de estrutura que absorva o impacto.

"O teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura. O Onix não contava com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral, apenas barras nas portas", afirmou o Latin NCap em relatório divulgado nesta quinta (11).

"Devido a seu pobre desempenho estrutural, a situação não mudaria nem mesmo incluindo airbags laterais", avalia a organização.

De acordo com a entidade, o carro não cumpre as exigências básicas da regulação para impacto lateral das Organização das Nações Unidas (ONU).

teste do Latin NCap

Já a proteção para crianças foi considerada aceitável, embora a organização faça duas ressalvas. A primeira é de que o cinto de segurança de dois pontos na posição central traseira não possui ancoragens Isofix (padrão de fixação que facilita a instalação de cadeirinhas).

Outro problema é que as portas traseiras se abriram no teste, o que poderia expor crianças a maiores riscos em uma colisão.

O Onix já havia passado por testes para colisão frontal em 2014, quando obteve um resultado de três estrelas na avaliação de segurança para ocupantes adultos. Em 2016, a entidade passou a examinar também colisões laterais, cujo desempenho ruim levou à reprovação do modelo.

Questionada sobre o teste, a GM disse que o modelo "cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul".

KIA RIO SEDAN

A rodada de testes divulgada nesta quinta também avaliou o Kia Rio Sedan, fabricado na Coreia do Sul. O modelo também foi reprovado no teste para colisões laterais de ocupantes adultos, recebendo nota zero, e para ocupantes crianças, com uma estrela.

Divulgação
Kia Rio Sedan - NO Airbags
Teste de colisão frontal com o Kia Rio Sedan feito pela Latin NCap

"No entanto, o carro proporciona uma estrutura estável na colisão frontal e um bom desenvolvimento estrutural para o impacto lateral. O fabricante oferece o Rio Sedan sem airbags e sem freios ABS em sua versão básica. A falta de airbags e de cintos de segurança com bom desempenho explicam os pobres resultados para a cabeça e peito dos passageiros da frente", conforme relatória da Latin NCap.

A lei brasileira exige airbags frontais e freios ABS. Há mercados, no entanto, em que esses itens não são obrigatórios. O Rio ainda não é vendido no Brasil.

De acordo com a entidade, a Kia já afirmou que o novo Picanto e o novo Rio contarão com ao menos um airbag para o motorista em todas as versões para a América Latina e que a empresa se comprometeu a patrocinar o teste do novo Kia Rio Sedan para comprovar avanços na segurança.

"É uma grande desilusão para o Latin NCAP que fabricantes líderes como a GM e a Kia continuem a oferecer carros zero estrela na América Latina. Os consumidores se merecem muito mais que esses resultados que não cumprem com os padrões por parte de empresas que sabem perfeitamente como fabricar carros muito mais seguros", disse Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCap, em nota.

Veja a resposta da GM na íntegra:

O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul. A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis. A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento. A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul. O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia. Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul.


Endereço da página: