Folha de S. Paulo


Dona da MTV compra Porta dos Fundos e quer internacionalizar grupo

Vídeo do 'Porta dos Fundos' sobre a venda do portal para a Viacom

A Viacom, conglomerado de TV e cinema do bilionário americano Sumner Redstone, comprou nesta quarta (19) o controle do Porta dos Fundos, a produtora brasileira de humor conhecida por seu canal de YouTube —o segundo maior no Brasil, segundo o site analítico SocialBlade, com 13 milhões de assinantes.

Não foram divulgados os valores do negócio nem o percentual que a Viacom International Media Networks The Americas, nome da subsidiária do grupo para a região, assumiu na produtora. Trata-se da "parte majoritária".

Em entrevista por telefone, o presidente da VIMN Americas, Pierluigi Gazzolo, afirmou que o investimento é parte da estratégia do grupo de ganhar escala na América Latina. Em novembro, já havia adquirido o controle da rede argentina Telefe, a maior em audiência no país.

"Na Viacom, ainda acreditamos que a América Latina é um mercado com potencial de crescimento", disse. "Tem seus altos e baixos, mas mantém um crescimento muito bom, em mídia, comparada a outras regiões do mundo."

Sobre a escolha do Porta, justificou pela "incrível quantidade de conteúdo de qualidade, em humor, em formato curto e longo, que a Viacom pode explorar no Brasil e ao redor do mundo". Citou uma frase célebre de Redstone, de que "o conteúdo é rei": "Sempre queremos ser donos do conteúdo, porque permite fazer muitas coisas, em quaisquer plataformas".

O Porta foi fundado em 2012 por Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregorio Duvivier, que é colunista da Folha, João Vicente de Castro e Ian SBF. Além dos vídeos de YouTube, lançou séries de televisão, filme e aplicativo.

Gazzolo diz ainda não ter "nada concreto" sobre o que fazer com o novo conteúdo. Mas cita "muitas ideias, de lançar canais em outras línguas, como o espanhol, numa versão para América Latina e Espanha, até pegar o conteúdo e expô-lo com a marca Comedy Central pelo mundo". Também "desenvolver mais e mais formatos capazes de serem vendidos para terceiros".

Por outro lado, o executivo afirma que não vai interferir no conteúdo, de crítica social e política: "Nós separamos igreja e Estado. É claro que não temos inclinação política, mas, se vamos agora nos tornar parceiros de uma marca que faz isso em seu ambiente, não sempre, mas de vez quando, não vamos mudar o que eles estão fazendo".

Na estratégia para a América Latina, além de seus canais tradicionais de TV paga, como Comedy Central, MTV, Nickelodeon e Paramount, a Viacom passou a diversificar seus investimentos para TV aberta e multiplataforma, esta porque "está explodindo".

O Porta dos Fundos entra nessa categoria. A aquisição da produtora visa também acessar seu conhecimento no negócio digital. "Isso vai nos ajudar, porque a Viacom também está entrando no mundo multiplataforma, com Comedy Central Play" e outras experiências em TV pela internet e canais de YouTube.


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