Folha de S. Paulo


United diz que nunca mais vai retirar passageiro à força

Nam Y. Huh - 21.dez.2013/Associated Press
Terminal no aeroporto de Chicago
Terminal no aeroporto de Chicago

A United Airlines não vai mais usar agentes de segurança para retirar passageiros de voos com overbooking, depois da polêmica global causada por um vídeo que mostra um passageiro da empresa sendo arrastado de um de seus aviões em Chicago.

"Não vamos usar um agente de segurança (...) para remover um passageiro pagante que esteja sentado", disse o presidente-executivo da United Continental Holdings, Oscar Muñoz, à rede de televisão ABC News. "Não podemos fazer isso."

Muñoz afirmou que o incidente registrado no domingo (9) foi resultado de uma "falha de sistema" que impediu que funcionários da empresa usassem o "senso comum" na situação e o médico David Dao, o passageiro arrastado do avião antes da decolagem, não tem responsabilidade.

Uma petição on-line que pede a renúncia de Muñoz do comando da empresa recebeu mais de 45 mil assinaturas até a manhã desta quarta-feira (12), mas ele afirmou à ABC que não tem planos de deixar a empresa por causa do incidente.

A revolta contra a empresa ressoava ao redor do mundo, com usuários em redes sociais nos EUA, China e Vietnã pedindo boicote contra a terceira maior companhia aérea dos EUA em tráfego de passageiros.

Até a terça-feira (11), Dao ainda estava no hospital por causa dos ferimentos que sofreu quando um segurança do aeroporto o arrancou do assento abordo do voo 3411, disse seu advogado.

Grande parte da revolta nas redes sociais foi gerada pelo fato de Dao ser um passageiro pagante que foi retirado à força do avião para liberar lugar para funcionários da própria companhia aérea que queriam viajar no voo que já estava afetado por overbooking.

Na entrevista à ABC, Muñoz pediu profundas desculpas a Dao e sua família, além de para outros passageiros e aos clientes da United.

"Isso nunca poderá e nunca vai se repetir", disse o executivo.

Reprodução/Twitter
Officer who removed passenger from United Airlines flight is now on leave
Passageiro é removido por seguranças de voo da United Airlines

DESCULPAS

Oscar Muñoz também divulgou nesta terça um pedido de desculpas pelo tratamento dispensado ao passageiro. "Desculpem. Vamos consertar isso", disse Muñoz em comunicado, um dia depois de defender a empresa em mensagem que não trouxe nenhum pedido de desculpas ao passageiro. Nesta terça-feira, com uma avalanche de críticas contra a empresa, o executivo mudou de posição.

"Eu peço profundas desculpas ao cliente que foi removido à força e a todos os clientes a bordo", disse o Muñoz no comunicado. "Ninguém deveria ser tratado desta forma", acrescentou.

As ações da United Continental Holdings chegaram a cair 4,4% nesta terça, mas recuperaram parte das perdas e encerraram o dia com baixa de 1,1% e uma perda estimada em US$ 255 milhões. Mais de 16 milhões de ações da United trocaram de dono na sessão, o maior volume em um único pregão em um ano.

Nesta quarta, os papéis recuaram mais 1,10%, e o valor recuou mais cerca de US$ 300 milhões.

vídeo passageiro da United Airlines


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