Folha de S. Paulo


Vendas no varejo têm queda de 0,2% em fevereiro, indica IBGE

As vendas do varejo brasileiro surpreenderam negativamente em fevereiro ao recuar 0,2% em comparação com janeiro, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (12).

O resultado frustrou a expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,4%.

Na comparação com o ano anterior, houve perdas de 3,2%, na 23ª taxa negativa seguida, porém num ritmo mais fraco do que a queda de 6,9% esperada na mediana das projeções.

O IBGE revisou ainda o dado de janeiro sobre o mês anterior para alta de 5,5%, após divulgar originalmente perdas de 0,7%.

Volume de vendas do varejo - Em %

Embora a inflação ao consumidor tenha desacelerado com força, permitindo que o Banco Central desse início a um ciclo de redução de juros, o desemprego ainda é um obstáculo para o aumento do consumo. O país tinha no trimestre encerrado em fevereiro 13,5 milhões de desempregados.

"A conjuntura continua mostrando enfraquecimento do mercado, aumento do desemprego e massa de rendimento estável, o que acaba por influenciar a queda no comércio", avaliou a coordenadora da pesquisa, Juliana Vasconcellos

Segundo o IBGE, o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tem peso importante no consumo das famílias, caiu 0,5% em fevereiro na comparação com janeiro, quando havia subido 8,1% na comparação mensal.

Também mostraram perdas a comercialização de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-1,5%); e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,8%).

Na outra ponta, as vendas de móveis e eletrodomésticos apresentaram ganhos de 3,8% no mês.

Já o varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, subiu 1,4% na base mensal.

Variação da receita nominal do varejo - Em %


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