Folha de S. Paulo


Jornais alcançam 70% da população adulta nos EUA, indica estudo

Ramin Talaie/AFP
Vista da fachada do prédio do jornal
Vista da fachada do prédio do jornal "New York Times", em Nova York (EUA)

De acordo com pesquisa da Nielsen Scarborough, cerca 169 milhões de adultos nos EUA leem um jornal por mês —seja na versão impressa, no site ou no aplicativo no celular. Segundo o estudo, o alcance de jornais é de 69% da população adulta do país.

Mesmo com o avanço tecnológico, é possível observar que 81% dos leitores de jornais têm relação com o produto impresso —sendo que 51% deles dizem ainda consumir exclusivamente este formato. A edição de 2011 da pesquisa indicava que a fatia de leitores exclusivos do formato impresso era de 69%.

Os outros 49%, segundo o levantamento atual, leem notícias por pelo menos uma plataforma digital —com 30% do total consumindo informações tanto on quanto off-line.

O consultor da Nielsen José Calazans indica que a parcela de leitores que usam celular tem crescido. "É uma participação ainda pequena, mas o aumento é consistente. Os que dizem ler jornais somente pelo celular representavam cerca de 1% em 2011 e cresceram um ponto percentual por ano", afirma.

Leitores de jornais - Por plataforma, em %

Calazans destaca que os leitores de notícias nas plataformas digitais, em geral, são mais jovens do que os que leem impressos. Assim, naturalmente, a evolução do número de smartphones contribuirá para o aumento da quantidade de leitores de notícias mais novos.

"A possibilidade de alcançar os jovens por meio das plataformas digitais proporciona aos jornais uma perspectiva próspera e viável tanto em relação ao número total de leitores quanto ao de assinantes", afirma o consultor.

Nos EUA, a gama de pessoas que acompanham as notícias é um reflexo cada vez mais fiel da composição da população do país.

Atualmente, por exemplo, 13% dos americanos têm 70 anos ou mais. Esse grupo etário corresponde a 15% da audiência mensal dos jornais.

Enquanto isso, a fatia de jovens vem crescendo. A geração dos millenials (21-34 anos) já representa 25% da população dos EUA e 24% do total de leitores de jornal.

Segundo a Nielsen, o desenvolvimento das ferramentas on-line tem possibilitado que as empresas jornalísticas atraiam um público mais jovem e instruído.

PUBLICIDADE E O PÚBLICO-ALVO

O grande alcance e a credibilidade dos veículos de imprensa podem ser fortes aliados para o mercado publicitário conseguir atingir de forma efetiva seu público-alvo.

Na internet, por exemplo, as ferramentas de pesquisa já são capazes de informar com precisão detalhes dos leitores e a audiência dos anúncios.

O último estudo "Confiança na Publicidade", da Nielsen, indicou que os anúncios em jornais atingem um elevado índice de confiança dos consumidores. "Essa é uma característica da mídia impressa, mas que as versões digitais dos jornais também usufruem em grande parte, porque está relacionado à credibilidade do conteúdo", afirma Calazans.

Leitores de jornal impresso e digital - Por geração, em %


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