Folha de S. Paulo


Vodafone e Idea firmam acordo que cria maior operadora da Índia

Justin Tallins/AFP
(FILES) A file picture taken in London on September 4, 2013, shows the Vodafone logo. Vodafone's annual profit rocketed to £59.3 billion, boosted by the sale of a stake in US joint-venture Verizon Wireless and despite more problems in Europe, the British mobile phone giant said on Tuesday May 20, 2014. AFP PHOTO / JUSTIN TALLIS/FILES ORG XMIT: JR066
Logotipo da Vodafone em estabelecimento comercial de Londres

A britânica Vodafone e Idea Cellular anunciaram nesta segunda-feira (20) união de suas operações indianas, em um acordo de US$ 23 bilhões que criará a maior empresa de telecomunicações da Índia.

O grupo resultante da fusão terá cerca de 400 milhões de clientes, superando a líder de mercado Bharti Airtel e respondendo por cerca de 40% da receita do segundo maior mercado de telefonia móvel do mundo em termos de usuários, depois da China.

O acordo ressalta como a indústria de telefonia móvel da Índia está sendo transformada pelo lançamento no ano passado da tecnologia 4G pela Reliance Jio Infocomm.

Com um custo de mais de US$ 20 bilhões, a Jio, construída pelo homem mais rico da Índia, Mukesh Ambani, ofereceu serviços gratuitos por meses. Isso forçou as três maiores operadoras da Índia —Bharti, Vodafone e Idea— a reduzir os preços e aceitar lucros mais baixos, desencadeando uma onda de consolidações no setor.

"Somos muito complementares", disse o presidente-executivo da Vodafone, Vittorio Colao, a jornalistas em Mumbai, após o acordo ter sido anunciado.

As duas empresas, que anunciaram em janeiro que estavam em negociações, terão que reduzir a atuação em algumas áreas para cumprir as regras do país. O acordo deve ser concluído em 2018.


Endereço da página: