Folha de S. Paulo


Coreia do Sul barra temporariamente importação de frango da BRF

Divulgação
BRF está se preparando para tentar levantar cerca de US$ 1,5 bilhão com a venda da unidade OneFoods
BRF é uma das investigadas na Operação Carne Fraca da PF; empresa nega irregularidades

A Coreia do Sul vai intensificar a fiscalização de carne de frango importada do Brasil e suspender temporariamente as vendas de produtos da BRF. A medida ocorre após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, deflagrada na sexta-feira (17), que investiga um esquema de corrupção na fiscalização de frigoríficos no Brasil.

No anúncio feito nesta segunda-feira (20), o Ministério da Agricultura sul-coreano informou que fornecedores brasileiros de carne de frango terão que enviar um certificado de saúde emitido pelo governo brasileiro. Mais de 80% das 107.400 toneladas de frango importadas pela Coreia do Sul no ano passado vieram do Brasil, sendo quase metade fornecida pela BRF.

A BRF é uma das empresas investigadas na Operação Carne Fraca. A empresa nega irregularidades.

Sobre a medida da Coreia do Sul, a empresa informou que "não foi notificada oficialmente dessa suposta suspensão e por isso não vai se manifestar".

"A companhia reitera que cumpre todos os padrões exigidos pelas autoridades brasileiras e dos países em que opera", acrescenta.

UNIÃO EUROPEIA

Neste fim de semana, a União Europeia pediu que o governo brasileiro responda com urgência o pedido de esclarecimentos sobre a Operação Carne Fraca.

Na segunda-feira (20), autoridades europeias devem debater a eventual necessidade de restringir a importação de carne do Brasil. Hoje, a UE compra carne bovina e de frango do país (a entrada de carne suína é bloqueada).


Endereço da página:

Links no texto: