A Fnac-Darty e o Deezer anunciaram nesta terça-feira (14) uma parceria estratégica que pode transformar a varejista francesa em acionista do serviço de streaming de músicas dentro de três anos.
O acordo deve ajudar o Deezer a competir tanto na França quanto no exterior com rivais de maior porte, incluindo o Spotify e o Apple Music. A parceria também deve favorecer a Fnac-Darty, que disputa com a gigante de varejo on-line Amazon, melhorando a oferta de música e vídeo para streaming.
Um porta-voz da varejista francesa disse que a parceria será revisada dentro de três anos, período no qual o grupo decidirá se compra ou não participação no Deezer.
Em janeiro de 2016, o Deezer levantou € 100 milhões com os acionistas, incluindo o grupo francês de telecomunicações Orange e a Access Industries, holding do bilionário Len Blavatnik.
Os clientes da Fnac e do Darty receberão ofertas especiais do Deezer a partir da segunda metade de 2017. As empresas também promoverão juntas festivais e eventos.
O serviço de streaming da Fnac, o Jukebox, será suspenso até o fim do primeiro semestre e o Deezer assumirá os assinantes.
O Deezer tem 6,3 milhões de assinantes, que podem escutar a um catálogo de 43 milhões de músicas por € 9,99 por mês. Já o grupo Fnac-Darty tem 664 lojas em todo o mundo, sendo 455 na França, com receita de € 7,4 bilhões em 2016.
BRASIL
No final de fevereiro, a controladora da Fnac afirmou que planeja sair do Brasil e que procura um comprador para ficar com as 12 lojas espalhadas pelo país.
O grupo "começou um processo ativo para buscar um sócio que dê lugar à retirada do país", relatou a empresa em comunicado que detalha os resultados de 2016.
No dia seguinte, porém, afirmou que não tinha a intenção de deixar o país e sim de buscar um investidor para aumentar a atuação no país.