Folha de S. Paulo


Ônibus autônomos sem motoristas de reserva começam a circular nos EUA

Stephen Lam/Reuters
Ônibus autônomo testado na Califórnia
Ônibus autônomo testado na Califórnia

Dois ônibus autônomos de US$ 250 mil cada começaram a circular nesta segunda-feira (7) em um estacionamento vazio na Bay Area de San Francisco, nos Estados Unidos, no primeiro programa piloto da Califórnia de desenvolvimento de veículo sem volante ou operador humano.

A Califórnia e outros Estados dos EUA estão considerando as oportunidades de se tornarem um centro de testes da tecnologia considerada como o futuro do transporte.

Na maior parte dos testes com carros autônomos há ainda uma pessoa sentada ao volante, pronta para assumir o controle, embora a Waymo, da Alphabet, tenha testado um carro sem volante ou pedais no Texas, em 2015.

O projeto com ônibus em San Ramon, no estacionamento de um complexo de escritórios, envolve dois veículos com capacidade para 12 passageiros produzidos pela francesa EasyMile.

A iniciativa é apoiada por um conjunto de companhias privadas e autoridades de trânsito e qualidade do ar, sendo que o objetivo é torná-la permanente em uma forma ampliada, disse Habib Shamskhou, gerente do programa. Ele caminhou na frente de um dos ônibus em movimento para demonstrar que o veículo perceberia sua presença.

Em um teste mostrado a jornalistas, um dos ônibus circulou pelo circuito de forma tão consistente que criou marcas no piso.

Os ônibus serão testados por alguns meses em estacionamentos antes dos operadores pedirem permissões ao departamento de trânsito da Califórnia para circularem em áreas públicas. Os veículos devem começar a rodar por ruas este ano ou no início de 2018.


Endereço da página:

Links no texto: