Folha de S. Paulo


Caixa derruba liminar que dificultava abertura de agências neste sábado

Samuel Costa/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 26-05-2015:Agencia da Caixa Economica federal, situada na rua Palmeiras, n238. (Foto: Samuel Costa/Folhapress REVISTA SP) ***EXCLUSIVO FOLHA****
Agência da Caixa Econômica Federal em São Paulo

A Caixa informou que a decisão liminar (provisória) que impedia o banco de obrigar funcionários a trabalhar aos sábados foi derrubada, e que 1.800 agências estão abertas neste sábado para tirar dúvidas sobre o saque das contas inativas do FGTS.

Consulte aqui as agências que abrem neste sábado, até as 15h.

As retiradas começam em março e seguem até julho.

Calendário - Datas para saques das contas inativas do FGTS

Segundo representante dos trabalhadores da Caixa, o sábado é um dia de descanso remunerado. Para a abertura de agências nesse dia, o banco precisaria negociar com o sindicato ou ter autorização do Ministério do Trabalho.

A liminar da juíza Ana Carolina Nogueira da Silva impedia a Caixa de obrigar funcionários a trabalhar no sábado. O texto dizia, ainda, que a abertura das agências fora do horário normal é permitida em casos de "necessidade imperiosa", o que não ocorre com a liberação do FGTS das contas inativas, diz.

SAQUE DO FGTS
Saiba como ter o dinheiro do fundo

Em nota, a Caixa diz que a liminar foi derrubada, mas que ela impedia a abertura das agências, mas apenas restringia o banco a obrigar os empregados a trabalharem no sábado.

A Caixa deverá abrir agências aos sábados em março, maio, junho e julho, sempre no primeiro final de semana após a liberação de novos recursos das contas inativas do FGTS. O objetivo é diluir o fluxo das agências.

Segundo o banco público, 30 milhões de pessoas terão direito a sacar dinheiro que estava preso no FGTS. São contas inativas aquelas de trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015.


Endereço da página:

Links no texto: