Folha de S. Paulo


'Jornal do Brasil' muda de controlador e volta às bancas do Rio

Rafael Andrade - 4.jul.11/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 04-07-2011: O predio que pertenceu ao jornal do Brasil e foi projeto pelo arquiteto Henrique Mindlin, que completa 100 anos, e visto na zona portuaria do Rio, no bairro de Sao Cristovao, centro do Rio, em 04 julho de 2011. (Foto: Rafael Andrade/Folhapress, ILUSTRADA) ***ESPECIAL***
Prédio que pertenceu ao "Jornal do Brasil", no Rio

O "Jornal do Brasil" vai voltar às bancas.

A afirmação é do empresário Omar Peres, que fechou neste mês negócio com Nelson Tanure, antigo controlador da empresa.

O objetivo é vender diariamente cerca de 30 mil exemplares do "novo JB", um dos marcos do jornalismo brasileiro dos anos 1950 até os anos 1990.

Inicialmente, a publicação terá dois cadernos, um com 16 páginas e outro com seis, e aos domingos ganhará uma edição ampliada com 24 páginas no primeiro caderno.

"Gosto de investir em ícones que ficaram na alma das pessoas e da sociedade. Por isso, nunca morrem. Acho que o 'JB' é a mesma coisa. Faz parte da alma desta cidade."

Ex-dono de uma afiliada da Rede Globo em Minas Gerais, o empresário é proprietário de restaurantes tradicionais do Rio, como La Fiorentina e Bar Lagoa. Sua última aquisição foi o Piantella, reduto de políticos em Brasília.

Executivo do antigo Banco Nacional nos anos 1970 nos EUA, ele tem também negócios no setor imobiliário na capital fluminense.

Segundo Peres, o "JB" será vendido apenas nas bancas cariocas. Não haverá assinaturas. A primeira edição sairá em maio.

"As pessoas sentem falta do jornal e queremos resgatá-las. Faremos um produto carioca que fale do Rio, que ofereça uma visão do Brasil e do mundo, mas que tenha informações exclusivas sobre o que acontece aqui", afirma o empresário.

A Redação vai funcionar na avenida Rio Branco, no centro da cidade, e deve contar com 30 profissionais. "Vamos ter gente importante escrevendo", acrescentou.

Os jornalistas não vão produzir conteúdo para as editorias de Esporte e Internacional. "Vamos usar o material das agências. A maior parte dos assuntos de Brasília também virá dessa forma", disse Peres, que deve assinar na próxima semana o contrato para usar a marca;

Há um ano planejando a investida, ele não comenta sobre os valores envolvidos na aquisição do diário.

Fundado em 1891, o "Jornal do Brasil" teve a sua última edição impressa no dia 31 de agosto de 2010. A edição on-line permanece no ar.


Endereço da página: