Folha de S. Paulo


Estúdio pede desculpas após divulgar filmes usando 'notícias falsas'

Desde que o termo "notícias falsas" entrou para o léxico americano, o mundo da publicidade foi obrigado a encarar o papel que desempenhou em inadvertidamente alimentar a difusão on-line de notícias inventadas sobre tópicos controversos.

Então chegou a mais recente tática da 20th Century Fox para difundir filmes, na qual a empresa criou sites de notícias falsas com nomes plausíveis como "The Houston Leader" e "The Salt Lake City Guardian" e os povoou com manchetes tendenciosas envolvendo Lady Gaga, o presidente Donald Trump, vacinações e saúde mental.

Divulgação
A CURA - Dane DeHaan in A Cure for Wellness (2016)
Dane DeHaan em cena do filme 'A Cura'

Muitos dos artigos publicados nos sites, aparentemente produzidos em colaboração com um criador de falsas notícias que a empresa se negou a identificar, foram compartilhados por pessoas no Facebook que aparentemente não sabiam que haviam se deixado levar por uma manobra para divulgar o filme "A Cura".

Não são de hoje os casos em que marqueteiros distorcem a verdade para atender a seus próprios interesses, mas muitos do mundo da publicidade consideraram que a 20th Century Fox e a Regency Films, produtora de "A Cura", foram longe demais. Na quinta-feira (16) o estúdio pediu desculpas por ter usado a estratégia.

Quando a estratégia veio a público pela primeira vez, esta semana, em reportagem do BuzzFeed, a Regency explicou o uso feito de sites de notícias falsas, dizendo que "A Cura" "trata de uma cura 'falsa' que na verdade deixa as pessoas mais doentes".

Mas na quinta-feira a 20th Century Fox disse: "A campanha digital foi inapropriada em todos os níveis, especialmente em vista da confiança que trabalhamos diariamente para construir com nossos consumidores".

"Ao divulgar nossos filmes, fazemos o possível para ampliar os limites do marketing tradicional para transmitir nossa mensagem aos consumidores de modo criativo", disse em comunicado enviado ao "New York Times" um porta-voz do estúdio de cinema 20th Century Fox, Dan Berger. "Neste caso, porém, pisamos em falso."

Ele acrescentou: "Promovemos uma revisão de nosso processo de aprovação interna e adotamos mudanças apropriadas para assegurar que cada parte de uma campanha de divulgação passe pelo crivo da direção do estúdio, para evitar esse tipo de erro no futuro."

Os endereços de internet dos sites de falsas notícias, que antes exibiam anúncios do filme e citavam sua trama em artigos, agora redirecionam os internautas ao site do filme.

Tradução de CLARA ALLAIN


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