Folha de S. Paulo


Campus Party terá maratona hacker da ONU

Divulgação
Harold Machado Photo Pnud Brasil / Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Haroldo Machado Filho, assessor sênior do Pnud e um dos organizadores da hackaton

A Campus Party, um dos maiores encontros de tecnologia do país e que começa nesta terça-feira (31), terá pela primeira vez uma "hackathon", ou maratona hacker, promovida pela ONU.

Nessa competição, programadores vão passar cem horas desenvolvendo tecnologias em busca de soluções para promover o desenvolvimento sustentável pelo mundo.

Mais de 1.300 pessoas estão inscritas para participar da "The BIG Hackathon: Soluções Digitais para os Objetivos Globais".

Elas devem desenvolver tecnologias em 17 áreas, como energia limpa, redução das desigualdades, erradicação da pobreza e consumo e produção responsáveis.

As áreas de atuação correspondem aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, parte da Agenda 2030, lista de metas do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) a serem atingidas até o ano de 2030.

"É um evento importante para mostrar que os jovens podem empoderar seu futuro, e não apenas esperar de forma passiva que o poder público faça algo ou que a economia melhore", diz Haroldo Machado Filho, assessor sênior do Pnud e um dos organizadores da hackaton.

O propósito é sair do evento com ideias para aplicativos, sites, ferramentas de visualização de dados e plataformas para monitoramento de transparência e de políticas públicas, por exemplo.

As ideias podem ajudar desde outros países até pequenas cidades brasileiras.

"É muito importante que os novos prefeitos aliem seus planejamentos aos objetivos de desenvolvimento sustentável", diz Machado Filho.

A ONU vai premiar três ideias desenvolvidas com uma menção honrosa. Além disso, Machado Filho destaca que empresas de tecnologia estarão no evento e podem escolher projetos para financiar.

A Campus Party vai até domingo (5), com conteúdo 24 horas por dia, entre palestras e workshops.

Entre os palestrantes, estão o cofundador da Netflix Mitch Lowe e o muralista Eduardo Kobra.

*

CAMPUS PARTY 2017
Quando de terça (31) a domingo (5)
Onde Anhembi - avenida Olavo Fontoura, 1.209, São Paulo
Quanto De R$ 240 (sem acampamento) a R$ 360 (com acampamento); há eventos gratuitos, como batalha de robôs


Endereço da página: