Quando o público alvo é formado por adolescentes, as agências precisam de um trabalho ainda mais minucioso para a montagem de pacotes de viagem.
"Essa é a faixa etária mais exigente", diz o operador Flávio Camargo, da agência World Travel, de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.
Além de pensar em acomodação, documentação e logística, a questão do entretenimento é vista com um dos pontos principais.
"Os jovens são superativos e precisam de uma vasta programação, mas normalmente não querem monitores. É uma linha tênue entre segurança e diversão", afirma o empresário.
Apesar das exigências desse tipo de público, a rentabilidade costuma valer a pena. Não é à toa que até agências mais tradicionais têm programas específicos para atender esse público.
Destinos como Orlando, nos Estados Unidos, e locais onde a aventura é o principal fator costumam chamar mais a atenção dos jovens.
Os intercâmbios também entram na lista desse público e agências como a World Study apostam nos jovens que querem estudar idiomas para ampliar o faturamento. Entre os principais destinos estão Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Segundo Virgilio Carvalho, diretor da Confederação Nacional do Turismo, o segmento focado em jovens ainda vive de destinos altamente explorados.
"Há espaço para atuação de agências que priorizem um turismo menos convencional", afirma. Ele recomenda apostar em operadores locais e buscar novas opções de destino apara atrair mais clientes dessa faixa etária.