Folha de S. Paulo


Pequenas empresas de turismo miram personalização de serviço

FOLHAPRESS
Sao Paulo - 16.01.2017 - MPME mensal turismo - Retrato do socios da empresa de turismo de aventura Desviantes, Silas Barbi, 27 (de capacete) e Flavio Nodomi, 27. Matéria vai mostrar como as pequenas empresas de turismo estão se virando para competir com gigantes como Trivago, Decolar, Booking e outros. Quais são suas estratégias de diferenciação e como garantem marketshare. A empresa fica na incubadora de negócios da ESPM, na Vila Mariana. Foto: KEINY ANDRADE/FOLHAPRESS
Os sócios Flávio Maekawa, 27, e Silas Barbi, 27, da agência Desviantes, de aventura

Para fugir da concorrência das gigantes do turismo, como CVC, Expedia e Decolar, agências de pequeno e médio porte buscam se diferenciar oferecendo um atendimento mais próximo do cliente ou investindo na segmentação de suas atividades.

Há quem preste serviços para solteiros ou idosos e ofereça pacotes para destinos "alternativos", como a chapada dos Veadeiros (GO).

Outros prometem uma consultoria em turismo que as grandes, focadas em secar custos e ganhar pelo preço baixo, não conseguem ou não têm interesse em fazer.

"A agência faz coisas que tomariam muito tempo do passageiro, como achar promoções e flexibilizar horários, e que encareceriam a viagem, como encontrar apartamentos maiores", afirma o presidente da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Edmar Bull.

A agência Terrazul, focada em solteiros, aproveita o espaço deixado pelas gigantes, que cobram quartos duplos de quem viaja sozinho, para engordar o faturamento de R$ 2,4 milhões em 2016.

"Nosso perfil de cliente não quer pagar mais para viajar sozinho nem ficar isolado num grupo com famílias, adolescentes e casais, por isso essa segmentação nos reserva uma fatia de mercado significativa", afirma a sócia Yolanda de Oliveira, 65.

Oliveira cruza os perfis dos viajantes antes de atribuí-los a um determinado quarto, para evitar que tenham uma má experiência no passeio.

Nem a crise abalou os resultados da empresa em 2016, diz a sócia. "O solteiro tem verba para si mesmo, então pode deixar de ir à Europa, mas ainda viaja."

CONHECIMENTO

Bull, da Abav, aconselha que as empresas encontrem seu espaço no mercado oferecendo um grande conhecimento do assunto. "É indispensável trazer informações sobre o destino que o leigo não tem, ou ele pode optar pela agência de massa."

Os sócios da agência Anastácia, de São Caetano do Sul (SP), visitam os destinos antes de oferecê-los nos pacotes, destinados a passageiros com mais de 50 anos. "Temos clientes com 90 anos, por isso é preciso ir aos locais avaliar conforto e acessibilidade com antecedência", afirma a sócia Gysele Ferreira, 33.

Agência especializada no segmento de idosos, a Anastácia, que tem dois anos de funcionamento no modelo atual, planeja dobrar o faturamento, de cerca de R$ 150 mil, em 2017.

No último ano, a empresa teve crescimento de 30%.

DAVI x GOLIAS

"Existe competição com as grandes agências sim, mas há um público que busca um serviço menos massificado", afirma a turismóloga Thais Fúncia, professora da Universidade Anhembi Morumbi.

A paulistana Desviantes, dos sócios Silas Barbi, 27, e Flávio Maekawa, 27, foca nesse público, que busca um serviço mais personalizado e fora do circuito de massa.

Especializada em turismo de aventura, a empresa opera em destinos como a chapada dos Guimarães, península de Maraú (BA), serra catarinense e Jalapão (TO).

"As grandes empresas até oferecem alguns dos mesmos pacotes, mas nos diferenciamos ao buscar roteiros mais incomuns, fora do padrão, nesses locais", afirma Barbi.

Com a aposta em pacotes paradisíacos, focados em contato com a natureza e atividade física, Barbi e Maekawa esperam faturar R$ 1,1 milhão em 2017, contra R$ 350 mil no ano anterior.

O investimento inicial da operação foi de R$ 70 mil, feito há três anos.

Não adianta entrar em guerra de preços com as gigantes, segundo a consultora do Sebrae-SP Mariana Oliveira.

"Vai sair na frente quem buscar esses flancos de mercado e privilegiar menos os pacotes fechados e mais a oferta de experiências marcantes para o turista".

*

VAIVÉM
O impacto da movimentação de turistas

29%
dos brasileiros pretendem viajar no primeiro semestre deste ano

83%
dos que pretendem viajar devem optar por destinos nacionais

49%
das viagens devem ser para a região Nordeste, e 26%, para a Sudeste

40%
dos viajantes devem se hospedar em hotéis e pousadas; a maioria (44,6%) conta com a hospedagem em casa de amigos ou parentes

48%
das viagens devem ser feitas de avião, e 34%, de carro

73,4 milhões
de viagens devem ser realizadas na temporada de verão, entre dezembro (2016), janeiro e fevereiro (2017)

2,4 milhões
de turistas estrangeiros devem chegar ao Brasil neste verão; alta de 11% em relação à temporada passada

R$ 100 bilhões
é o valor que os turistas devem movimentar para viajar entre dezembro e fevereiro

6%
é a expectativa de crescimento na comercialização de pacotes de viagens pelas agências no verão

60%
das vendas de pacotes para o período devem ser para destinos dentro do território brasileiro

6,6 milhões
de turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil em 2016; alta de 4,8% em relação a 2015

Fontes: Ministério do Turismo, Embratur e Abav


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