Folha de S. Paulo


Companhias aéreas Lufthansa e Etihad negociam fusão, diz jornal

Kai Pfaffenbach - 3.mai.2016/Reuters
Alemã Lufthansa e a Etihad Airways estão negociando uma possível fusão, diz jornal
Alemã Lufthansa e a Etihad Airways estão negociando uma possível fusão, diz jornal

A alemã Lufthansa e a Etihad Airways estão negociando uma possível fusão, publicou o jornal italiano "Il Messaggero" citando fontes nesta terça-feira (17), o que impulsionava as ações da companhia aérea alemã.

Segundo o jornal, os executivos das duas empresas têm se reunido durante semanas para analisar a possibilidade de a Etihad comprar uma fatia de 30% a 40% na Lufthansa por meio da venda de novas ações para a aérea estatal de Abu Dhabi.

Numa segunda etapa, as duas empresas tentariam uma fusão total, afirmou o jornal, acrescentando que as partes se reunirão em breve para acelerar as negociações.

Uma combinação teria impacto sobre deficitária italiana Alitalia, na qual a Etihad tem 49% do capital e está no meio de uma grande reestruturação que deve incluir cortes de empregos e redução da frota de aviões.

Lufthansa e Etihad recusaram-se a comentar sobre o que descreveram como "especulação". As ações da Lufthansa subiam até 6% nesta terça-feira.

Fontes ouvidas pela agência Reuters, porém, negaram que as companhias aéreas estejam negociando qualquer fusão.

"A participação financeira está fora de questão no momento", disse uma fonte familiarizada com os planos da Lufthansa. Uma fonte familiarizada com a estatal dos Emirados Árabes Unidos também disse que a Etihad não quer pagar por uma participação na Lufthansa.

VOOS COMPARTILHADOS

As aéreas assinaram no mês passado um acordo de compartilhamento de voos após a Lufthansa acertar o leasing de 38 aviões da Air Berlin, que tem a Etihad como sócia.

Analistas reagiram com ceticismo à notícia, citando regras de propriedade estrangeira sobre direitos de tráfego internacional e questionaram potenciais benefícios para a Lufthansa.

Na Europa, uma aérea deve ser controlada por investidores da União Europeia para manter direitos de tráfego sob acordos internacionais do setor.

A Lufthansa hoje tem quase 69% do capital nas mãos de investidores alemães, 13% nas mãos de norte-americanos e outros 9% de investidores de outras nacionalidades.

Além disso, se a Etihad quiser comprar mais de 30% da Lufthansa teria que fazer uma oferta pública de aquisição para toda a companhia de acordo com a legislação alemã.

A rival local da Etihad, a Qatar, comprou 20% da IAG, dona da British Airways. Isso tem elevado as ligações entre aéreas da Europa e da Ásia-Pacífico. Mas o Credit Suisse disse que a Lufthansa já tem joint ventures com a Singapore Airlines, a Air China e a All Nippon que cobrem a região.

Previamente, já foram publicas reportagens de que acionistas italianos da Alitalia estão ansiosos para que a Lufthansa invista na aérea italiana, além de especulações de que a Lufthansa pode aumentar a fatia na Air Berlin. Mas executivos da Lufthansa têm repetidamente nas últimas semanas que estão ocupados com a integração operacional de aviões da Air Berlin, e em assumir a Brussels Airlines.


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