Folha de S. Paulo


Preços do petróleo caem com aumento das exportações do Irã

Raheb Homavandi/REUTERS
Plataforma de petróleo em poço no golfo pérsico, Irã
Plataforma de petróleo em poço no golfo pérsico, Irã

Os preços do petróleo caíam nesta segunda-feira (9), com o aumento das exportações do Irã prejudicando os esforços de outros produtores de petróleo para conter o excesso de oferta global e com perfuradores americanos aumentando sua atividade pela décima semana consecutiva.

O petróleo Brent recuava 1,66%, a US$ 56,15 por barril, às 8h11 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 1,69%, a US$ 53,08 por barril

O Irã vendeu mais de 13 milhões de barris de petróleo mantidos em navios-tanque no mar, tirando vantagem de um acordo de corte de produção da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) ao aproveitar que está isento dos cortes para recuperar sua participação de mercado e conquistar novos clientes, segundo fontes e dados do setor.

Além disso, na semana passada, empresas de energia dos Estados Unidos adicionaram plataformas de petróleo pela décima semana consecutiva, estendendo a recuperação da atividade pelo oitavo mês, enquanto os preços do petróleo permanecem em níveis nos quais muitos perfuradores podem operar com lucro.


Endereço da página: