Folha de S. Paulo


'O Brasil é o país das maravilhas', diz egípcio que quer salvar a Oi

Shawn Baldwin - 5.out.2010/Bloomberg
O bilionário egípcio e presidente da Orascom Telecom Holding SAE Naguib Sawiris, durante uma conferência de imprensa na sede da empresa, no Cairo (Egito). *** Naguib Sawiris, chairman of Orascom Telecom Holding SAE, gestures during a press conference at the company's headquarters in Cairo, Egypt, on Tuesday, Oct. 5, 2010. Orascom Telecom Holding SAE gained the most in four months after its parent Weather Investments SpA agreed to merge its phone assets with Russia's VimpelCom Ltd. Photographer: Shawn Baldwin/Bloomberg *** Local Caption *** Naguib Sawiris ORG XMIT: 104112351
O bilionário egípcio e presidente da Orascom, Naguib Sawiris

Segundo homem mais rico do Egito, o empresário Naguib Sawiris já foi ameaçado de morte depois de tuitar imagens do Mickey vestindo trajes islâmicos há quatro anos, durante a revolução após a queda do ditador Hosni Mubarak.

Em 2015, quis comprar uma ilha na Grécia ou na Itália para abrigar refugiados da Síria.

Com a revolução, ele fundou o Free Egyptians Party, partido que defende a democratização do seu país. Foi um dos poucos empresários que, investigados por ligação com o governo deposto, não tiveram bens apreendidos.

Católico praticante, pai de quatro filhos, Sawiris mora no Egito, país de maioria muçulmana, de onde comanda os diversificados negócios da família.

Ele cuida da divisão de telecomunicações, a Global Telecom, formada pela fusão da Orascom, de sua família, com a companhia russa Vimpelcom, no ano de 2011.

Ele também é o presidente do conselho de administração da controladora do grupo, que atua na construção civil, mineração, exploração de óleo e gás, hotelaria e mídia.

*

Apetite ao risco
Em toda minha jornada estive em países de condições adversas [para os negócios] como Nigéria, Coreia do Norte, Síria, Egito e Paquistão. Para mim, o Brasil é o país das maravilhas. Mas quanto maior o risco, maior o ganho. [Por isso], hoje meu negócio vale bilhões de dólares.

Crise econômica
Claro que há mudanças [em relação ao governo anterior], mas o futuro é promissor. O Brasil é avançado, o único a construir aeronaves na América Latina. Ainda vejo um grande potencial.

Novo governo
Gosto do Lula [ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva] como pessoa. Sou passional e católico. O que ele fez foi promissor ao retirar tantos da pobreza. Mas os rumos mudaram, haverá eleições em dois anos, e sempre há riscos envolvidos nisso. Ainda não estive com o presidente Michel Temer, mas vejo que seu governo está empenhado em atrair investimentos.

Paixão pelo Brasil
Estive em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Gosto das pessoas, do ambiente. Quero estar no Brasil por um longo tempo. Se eu passar um ou dois anos no país, estarei feliz.

Diversificação
No ano passado, olhamos empresas de mineração no Brasil, mas não encontramos alternativas. Estávamos interessados em cobre e ouro. Se nos instalarmos no Brasil, terei a chance de conhecer melhor as oportunidades. Adoraria construir um hotel no Rio de Janeiro (risos).


Endereço da página: