Folha de S. Paulo


EUA processam fabricante de roteador D-Link por falhas em segurança

Kacper Pempel/REUTERS
EUA processam fabricante de roteador D-Link por falhas em segurança
EUA processam fabricante de roteador D-Link por falhas em segurança

A Comissão de Comércio dos Estados Unidos (FTC) abriu processo contra a D-Link acusando a fabricante sediada em Taiwan de falhar em implementar medidas razoáveis para proteger seus roteadores e câmeras ligadas à internet contra hackers.

A FTC abriu o processo como parte de um esforço mais amplo de melhorar a segurança de dispositivos conectados à internet, incluindo roteadores, webcams, gravadores de vídeo e outros dispositivos comumente usados por consumidores.

A companhia afirmou em comunicado que vai "se defender vigorosamente contra acusações infundadas". A FTC "falha ao alegar que consumidores sofreram ou podem sofrer danos substanciais", acrescentou a empresa.

A preocupação sobre segurança de dispositivos conectados cresceu desde o ano passado, quando hackers lançaram uma série de ataques de intensidade crescente que cortaram acesso a alguns dos maiores sites do mundo.

Especialistas responsabilizaram os ataques a falhas de segurança em um grande número de dispositivos conectáveis à internet fabricados por dezenas de empresas. Eles pediram para a indústria proteger melhor seus equipamentos e remover vulnerabilidades fáceis de serem exploradas como uso de senhas padrão.

OUTRO LADO

Em nota, a D-Link diz que está ciente da queixa apresentada.

De acordo com a empresa, em uma decisão contestada, a FTC decidiu apresentar uma queixa no tribunal federal alegando que a D-Link "falhou em tomar medidas razoáveis que garantissem a privacidade dos consumidores durante o uso de seus roteadores e câmeras IP" contra hackers.

"Essas alegações são vagas e infundamentadas e a queixa não alega qualquer violação de qualquer produto vendido pela companhia nos EUA. Em vez disso, a FTC especula que os consumidores foram colocados "em risco" de serem hackeados, mas não especifica consumidores reais que sofreram ou são suscetíveis de serem realmente lesionados", afirma o comunicado.

"Assim, a D-Link se defenderá vigorosamente contra as acusações injustificadas e infundadas feitas pela FTC. A empresa mantém uma forte gama de procedimentos para resolver potenciais problemas de segurança, que existem em todos os dispositivos IOT (internet das coisas)", completa a D-Link.


Endereço da página: