Folha de S. Paulo


Ex-presidente da Vivo assume cargo na francesa Vivendi

Karime Xavier/Folhapress
Amos Genish foi reeleito como diretor-presidente da Telefônica Brasil
Amos Genish, que será chief convergence officer (COO) da Vivendi

O ex-presidente da Vivo Amos Genish assumiu o cargo de chief convergence officer (COO) do grupo de mídia francês Vivendi.

Sua missão será coordenar a integração entre as áreas de infraestrutura (redes de telefonia e internet) e distribuição de conteúdo.

A Vivendi é um dos maiores grupos de mídia do mundo. Hoje, é dona de produtoras de cinema e de canais de TV e da gravadora Universal. Maior acionista da Telecom Italia, controla, indiretamente, a TIM Brasil.

Por isso, Genish terá de ficar um ano sem participar das decisões operacionais da TIM, concorrente da Vivo, em presa que deixou no fim do ano passado.

Essa condição fez parte da negociação de Genish com a Telefónica, operadora espanhola que é dona da Vivo. A tele brasileira é líder de mercado e foi presidida por Genish desde 2015, quando o executivo foi escolhido para coordenar a fusão da Vivo com a então adquirida GVT.

Genish fundou a GVT, em 1999. A empresa cresceu tanto que foi alvo de uma disputa entre Telefónica e Vivendi. A empresa francesa levou a melhor e comprou a GVT, em 2009. Genish ficou no comando, e a tele continuou
crescendo oferecendo principalmente serviços de internet em banda larga de altíssima velocidade (acima de 15 Mbps).

Em 2013, a Vivo comprou a GVT da Vivendi, que, em pagamento, recebeu praticamente todas as ações da Telefónica na Telecom Italia, dona da TIM.


Endereço da página:

Links no texto: